Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13636
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Reginaldo Borges | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-26T12:37:19Z | - |
dc.date.available | 2017-07-26T12:37:19Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-06 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13636 | - |
dc.description | BARBOSA, Reginaldo Borges. A teoria e a prática da avaliação escolar no discurso dos professores. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário a professores da E.E.E.F.M. professor Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande, realizada em novembro de 2014. O tema da investigação é a avaliação escolar. A avaliação, que muitas vezes é, equivocadamente, denominada por provas/testes ou exames, não pode ser vista apenas como o ato de verificar a capacidade de memorização dos alunos e muito menos de selecionar os “bons”, como vem sendo, por muitos anos, confundida. A avaliação precisa ser encarada como forma de fazer com que o aprendizado se torne pertinente a todos os alunos, e não como forma de exclusão ou reprovação. Esta pesquisa sobre o tema em foco, a saber, avaliação, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos professores para colocar em prática formas de avaliações que superem o tradicionalismo das provas, estas ainda bastante utilizadas como principal mecanismo de avaliação. Diante da investigação do processo histórico por qual passou o conceito de avaliação, das pesquisas de autores que são especialistas no assunto e das respostas dos professores que estão em sala de aula, podemos constatar que a avaliação escolar é assumida no discurso dos professores como parte integrante do processo ensino aprendizagem, mas que neste mesmo discurso ainda encontramos a presença da concepção tradicional da avaliação, principalmente quando citam a prova como instrumento para media o que o aluno aprendeu. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Ana Patrícia Frederico Silveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject | Exame | pt_BR |
dc.subject | Prova | pt_BR |
dc.title | A teoria e a prática da avaliação escolar no discurso dos professores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - REGINALDO BORGES BARBOSA.pdf | 723.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.