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dc.contributor.authorBarbosa, Reginaldo Borges-
dc.date.accessioned2017-07-26T12:37:19Z-
dc.date.available2017-07-26T12:37:19Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 371.27-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13636-
dc.descriptionBARBOSA, Reginaldo Borges. A teoria e a prática da avaliação escolar no discurso dos professores. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho é o resultado de uma pesquisa de campo com aplicação de questionário a professores da E.E.E.F.M. professor Raul Córdula, localizada na cidade de Campina Grande, realizada em novembro de 2014. O tema da investigação é a avaliação escolar. A avaliação, que muitas vezes é, equivocadamente, denominada por provas/testes ou exames, não pode ser vista apenas como o ato de verificar a capacidade de memorização dos alunos e muito menos de selecionar os “bons”, como vem sendo, por muitos anos, confundida. A avaliação precisa ser encarada como forma de fazer com que o aprendizado se torne pertinente a todos os alunos, e não como forma de exclusão ou reprovação. Esta pesquisa sobre o tema em foco, a saber, avaliação, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pelos professores para colocar em prática formas de avaliações que superem o tradicionalismo das provas, estas ainda bastante utilizadas como principal mecanismo de avaliação. Diante da investigação do processo histórico por qual passou o conceito de avaliação, das pesquisas de autores que são especialistas no assunto e das respostas dos professores que estão em sala de aula, podemos constatar que a avaliação escolar é assumida no discurso dos professores como parte integrante do processo ensino aprendizagem, mas que neste mesmo discurso ainda encontramos a presença da concepção tradicional da avaliação, principalmente quando citam a prova como instrumento para media o que o aluno aprendeu.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ana Patrícia Frederico Silveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAvaliação escolarpt_BR
dc.subjectExamept_BR
dc.subjectProvapt_BR
dc.titleA teoria e a prática da avaliação escolar no discurso dos professorespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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