Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLuna, Aureliana Tavares de-
dc.date.accessioned2017-07-26T12:49:58Z-
dc.date.available2017-07-26T12:49:58Z-
dc.date.issued2014-12-06-
dc.identifier.otherCDD 371.102-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13653-
dc.descriptionLUNA, Aureliana Tavares de. O fracasso escolar na disciplina Matemática: causas e consequências. 2014. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2015. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractNos dias atuais, a Matemática comporta um amplo campo de relações, regularidades e coerências que despertam a curiosidade de instigar a capacidade de generalizar, projetar, prever e abstrair, favorecendo a estruturação do pensamento e o desenvolvimento do raciocínio lógico. Ela faz parte da vida de todos, nas experiências mais simples como o contar, comprar e operar sobre quantidades como agricultura e pesca. Essas potencialidades de conhecimentos matemáticos devem ser exploradas de forma mais ampla e possível. O problema desta pesquisa está alicerçado nas possíveis dificuldades que interferem no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, especificamente na disciplina de Matemática, e que contribuem para o fracasso da escola e consequentemente para a reprovação dos alunos. Optou-se por este tema, “O Fracasso Escolar na Disciplina Matemática – Causas e Consequências”, pelo fato de perceber que o processo de ensino-aprendizagem da Matemática nas escolas públicas tem sido motivo de preocupação dos professores e dos próprios alunos; em função dos elevados índices de reprovação que os alunos apresentam nesta disciplina. Buscou-se estudar tais questões através de um estudo de caso caracterizado por uma pesquisa descritiva qualitativa a luz dos pensadores da ciência da Matemática para investigar as práticas didáticas utilizadas pelos docentes e os problemas norteadores das dificuldades no ensino e na aprendizagem da matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Marcos Antônio Barrospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFracasso escolarpt_BR
dc.subjectMatemática e aprendizagempt_BR
dc.titleO fracasso escolar na disciplina Matemática: causas e consequênciaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - AURELIANA TAVARES DE LUNA.pdf546.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.