Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13692
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMorais, Lécia Pinto Ferreira de-
dc.date.accessioned2017-07-26T12:58:44Z-
dc.date.available2017-07-26T12:58:44Z-
dc.date.issued2014-09-19-
dc.identifier.otherCDD 540-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13692-
dc.descriptionMORAIS, Lécia Pinto Ferreira de. Educação ambiental no ensino médio: uma estratégia para o ensino de Química. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares EAD) – Universidade Estadual da Paraíba, Pró-Reitoria de Ensino Técnico, Médio e Educação a Distância, 2016. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho monográfico teve como objetivo principal analisar o papel da pedagogia de projetos focados na Educação Ambiental como estratégia para o ensino do componente curricular Química no Ensino Médio. Diante de uma juventude cada vez mais exigente e em sintonia com o mundo, o ensino de Química tornou-se um desafio para educadores que ministram este componente curricular, pois muitos jovens acham que estudar Química é muito difícil e que os conhecimentos trabalhados nesta área da ciência estão distantes de sua realidade, competindo ao educador desmistificar esta ideia utilizando diversas estratégias, principalmente em se tratando de estudantes que moram na região do semiárido como é o caso dos jovens estudantes observados nesta pesquisa em que as adversidades da vida influenciam no interesse pelo estudo, para eles conhecer e conviver com o semiárido de forma harmoniosa faz toda a diferença para suas vidas. No entanto estudar Química para estes jovens é um desafio indesejável e enfadonho. Neste sentido surge à seguinte indagação: Como atividades sistemáticas voltadas para a Educação ambiental podem contribuir para o ensino de Química? Para responder a este questionamento utilizamos como referências Soffiati (2011), Clementina (2011), Chiappini (2007), Veiga, Quenenhenn e Cargnin (2012), Freire (1996), Silva e Tavares (2010), Prado (2005), além dos escritos de Almeida e Fonseca Júnior (2000). Desenvolvida como uma pesquisa qualitativa tipificada pela pesquisa documental desenvolvida em três fases. Os resultados mostraram que a utilização de projetos com foco na Educação Ambiental viabiliza o ensino de Química e aumenta o interesse do educando por este componente curricular.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Luiz Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectProjetos educacionaispt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.titleEducação ambiental no ensino médio: uma estratégia para o ensino de químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - LÉCIA PINTO FERREIRA DE MORAIS.pdf4.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.