Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1371
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Pricila da Silva Florencio de | - |
dc.date.accessioned | 2013-07-30T19:02:47Z | - |
dc.date.available | 2013-07-30T19:02:47Z | - |
dc.date.issued | 2013-07-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1371 | - |
dc.description | SOUZA, P. da. S. F. de. Avaliação da aprendizagem: discutindo o processo avaliativo na escola. 2012. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho tem como o objetivo principal questionar a avaliação no âmbito escolar. Dessa forma, buscamos entender por que razão a escola faz avaliação, para assim compreender o conceito e, consequentemente, as funções do processo avaliativo. No entanto, é de compreensão, para que ocorra a construção da aprendizagem, é necessário que os conhecimentos já existentes do educando façam uma associação de sua realidade com a nova a ser mostrada e, então, consiga desenvolver-se. Diante disso, o trabalho busca compreender as relações entre o ensino e a aprendizagem para, assim, esclarecer o papel fundamental da avaliação para a construção desse processo. Em termos gerais, a avaliação é um processo de análise de dados coletados pelo professor, através dos procedimentos e instrumentos de verificação do rendimento escolar, de acordo com o objetivo proposto. Nesse trabalho, abordamos três tipos essenciais no processo avaliativo: a avaliação diagnóstica inicial, a formativa e a somativa. A avaliação diagnóstica inicial tem como função identificar as dificuldades do educando. A formativa, por sua vez, preocupa-se com a superação de tais dificuldades, enquanto a somativa visa apenas o produto final. Nesse caso, uma depende da outra. É a partir da auto-avaliação que, os professores conseguem repensar sua prática pedagógica. De modo geral,chegamos à conclusão que a avaliação constitui um papel fundamental para análise no processo de aprendizagem em todas as disciplinas e, a partir da obtenção de tais resultados, já possível fazer uma análise tanto da aprendizagem do educando quanto do trabalho do educador. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Mônica de Fátima Guedes de Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | Avaliação da aprendizagem: discutindo o processo avaliativo na escola | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Pricila da Silva Florencio de Souza.pdf | Pricila da Silva Florencio de Souza | 134.65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.