Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13720
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Uglaneide Mahátima Marinho Juvino de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-01T19:37:00Z | - |
dc.date.available | 2017-08-01T19:37:00Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13720 | - |
dc.description | OLIVEIRA, U. M. M. J. de. Tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas estaduais do município de Guarabira-PB: contribuições do PROINFO INTEGRADO para a formação docente e a inserção das TIC no processo ensino-aprendizagem. 2017. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A construção e reconstrução do conhecimento estão se dando dentro de uma era completamente digital, diante disto faz-se necessário analisar como se dá a inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem e a formação continuada dos professores, atendendo assim a problemática levantada. Objetivando de forma geral analisar o processo de inserção das TIC no processo de ensino-aprendizagem e sua relação com os objetivos das formações oferecidas. Buscando refletir sobre a importância da formação continuada, verificando a existência de práticas pedagógicas potencializadas pelo uso das TIC e compreender como os professores estão aplicando os conhecimentos adquiridos. Os pressupostos teóricos que fundamentam o estudo são Castell (2009), Moran (1999), Vygostky (1987), Pimenta (2002), Lago (2003), Valente (1999), Rua (2009), Pozo (2004), Kensky (2008) e Moran (1999). Respondendo ao problema levantado, realizou-se uma abordagem quanti-qualitativa. Para o debate e efetivação dessa pesquisa foi utilizada a pesquisa exploratória e documental, segundo Gonçalves (2007), complementada com o estudo de caso, segundo Godoy (1995). Como ferramenta de coleta de dados utilizou-se a observação e entrevista com professores que atuam no Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, com aplicação de questionário estruturado com questões abertas e fechadas à 20% do universo da pesquisa. Os resultados obtidos para este estudo ora apresentado mostram uma resistência no elo que une as TIC e o processo ensino-aprendizagem, devido as incompletudes apresentadas pela ineficiência do programa PROINFO INTEGRADO, o que impõe barreiras à inserção das novas tecnologias na escola, comprometendo o avanço paralelo da sociedade digital com a escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Taíses Araújo da Silva Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia de Informação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de Professores | pt_BR |
dc.title | Tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas escolas estaduais do município de Guarabira-PB: contribuições do PROINFO INTEGRADO para a formação docente e a inserção das TIC no processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Uglaneide Mahátima Marinho Juvino de Oliveira.pdf | Uglaneide Mahátima Marinho Juvino de Oliveira | 1.87 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.