Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1374
Título: Conselho escolar: espaço de participação na escola
Autor(es): Bem, Istefanny Ataniz Benedito de
Palavras-chave: Gestão democrática
Conselho escolar
Participação
Data do documento: 30-Jul-2013
Resumo: Os conselhos escolares são órgãos colegiados compostos por pessoas da comunidade local e escolar,constituindo-se uma identidade indispensável e fundamental no processo de elaboração e desenvolvimento dos projetos políticos pedagógico das escolas ligadas a ele. Ao acompanhar o desenvolvimento do aluno, do educador, funcionários e gestores, osConselhos constituem um elo entre esses integrantes, oqual ao resultar em boas respostas, todos os que fazem parte da escola são beneficiados. Embora os Conselhos escolares estejam extremamente ligados a um processo tradicionalmente seguido e estabelecido pelo sistema educacional, é preciso que a sua real função seja significativa ao verdadeiro valor do ato de fiscalizar, deliberar e solucionar problemáticas que a comunidade escolar vivencia todos os dias. Pretendemos neste trabalho, de forma não generalizada, propor, em amostragem, os dois lados da atuação dos Conselhos escolares e sua estreita relação com uma gestão democrática, mostrando seus limites e perspectivas e também considerando a força e influência que o ato de planejar, estruturar e organizar têm como atitudes essenciais na educação e o quanto istosignifica ao ser direcionada ao aluno. A final, épreciso compreender até que ponto os Conselhos escolares repercutem na vida do aluno e na sua vida social, necessariamente dentro e fora da escola.
Descrição: BEM, I. A. B. de. Conselho escolar: espaço de participação na escola. 2012. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1374
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Istefanny Ataniz Benedito de Bem.pdfIstefanny Ataniz Benedito de Bem280.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.