Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1376
Título: Pedagogos no mercado de trabalho: um olhar sobre a atuação desses profissionais na contemporaneidade
Autor(es): Santos, Aldicélio Oliveira de Lima
Palavras-chave: Pedagogos
Mercado de trabalho
Escola
Data do documento: 30-Jul-2013
Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre o ambiente de atuação dos pedagogos na contemporaneidade, mais especificamente, das diversas áreas que insere a educação em si, e outros segmentos da sociedade se tratando da prática pedagógica presente, entretanto, se busca um paralelo entre as características que definem os pedagogos stricto sensu preparados para demandas até mesmo em locais diferentes de sua atuação padrão, e o lato sensu em si inserido no espaço escolar na ação de educar crianças, seja na sala de aula, ou, na formação cognitiva do corpo docente da escola. A teoria que alicerça esta pesquisa considera que a pedagogia deve propor alternativas para inclusão desses profissionais nas especificas áreas, conduzindo ao desenvolvimento desses educadores, a qual o próprio pedagogo se insere, e propiciando à obtenção do desenvolvimento desta habilidade, a exemplo de Freire (1996), Libâneo (2010), Nóvoa (2006), Franco (2002), entre outros. O trabalho foi baseado nas vivencias pedagógicas no período de 2007 a 2012, na UEPB, obtidos com o desenvolvimento das observações em escolas, e instituições não escolares. O trabalho considerou as vivências e as observações em escolas e instituições não escolares, no período de 2007- 2012. A partir dessa experiência, verifica-se que os resultados nela obtidos sejam significativos para comprovar que a presença do pedagogo ainda se denota com pouca expressão nos espaços não escolares, confirmando sua atuação intensa em escolas e em particular como professores.
Descrição: SANTOS, A. O. de. L. Pedagogos no mercado de trabalho: um olhar sobre a atuação desses profissionais na contemporaneidade. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1376
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aldicélio Oliveira de Lima Santos.pdfAldicélio Oliveira de Lima Santos464.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.