Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1383
Título: O alinhamento do capital humano sob a ótica do Balanced Scorecard: uma evidência empírica do segmento hoteleiro
Autor(es): Oliveira, Kallyse Priscila Soares de
Palavras-chave: Planejamento Estratégico
Balanced Scorecard
Gestão Organizacional
Data do documento: 31-Jul-2013
Resumo: O aspecto relevante desta pesquisa é o alinhamento do capital humano para gestão estratégica empresarial, tendo como fundamento a revisão da literatura a respeito do Balanced Scorecard. Tem como objetivo principal oferecer evidências sobre a existência de alinhamento do capital humano, consoante com a literatura do BSC, nas práticas de gestão de uma empresa do segmento hoteleiro. Neste sentido, foram avaliadas as seguintes variáveis: alinhamento organizacional, estilo de gerência, reconhecimento e recompensa. Caracteriza-se, metodologicamente, como um estudo transversal do alinhamento do capital humano de um hotel da cidade de Campina Grande-PB. Utilizou-se de questionário para coleta de dados e através do programa estatístico SPSS 15 (Statistical package for the social sciences) fez-se a análise da frequência relativa dos mesmos. Os resultados apontam evidências sobre a existência do alinhamento do capital humano ao serem avaliadas as variáveis: alinhamento organizacional, estilo de gerência e reconhecimento. Ao avaliar os resultados da variável recompensa observa-se a necessidade de uma maior atenção para o sistema de recompensa utilizado pela organização. Conclui-se que, a empresa objeto de estudo desta pesquisa, apresenta evidências positivas sobre a existência de alinhamento do capital humano, o que, consequentemente alicerça favoravelmente o alinhamento organizacional da mesma. A caracterização do estilo de gerência e do reconhecimento percebido pelos colaboradores denotam a influência das referidas variáveis para o êxito na gestão da estratégia empresarial da organização. Torna-se necessário, no entanto, uma maior atuação, por parte dos gestores, para uma política bem definida no que concerne ao seu sistema de recompensas pois, segundo a literatura do BSC, se não existe recompensa vinculada ao desempenho individual, o alinhamento organizacional se demonstra comprometido.
Descrição: FREIRE, K. P. S. de. O alinhamento do capital humano sob a ótica do Balanced Scorecard: uma evidência empírica do segmento hoteleiro. 2010. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1383
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kallyse Priscila Soares de Oliveira.pdfKallyse Priscila Soares de Oliveira1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.