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dc.contributor.authorAndrade, Michele da Silva-
dc.date.accessioned2017-08-14T17:52:47Z-
dc.date.available2017-08-14T17:52:47Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.otherCDD 027.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13835-
dc.descriptionANDRADE, M. da S. As práticas arquivísticas nos acervos escolares: reflexões e propostas técnicas na Escola Municipal Professora Anayde Beiriz. 2017. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2017. [Monografia]pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar a necessidade do Arquivista nas Instituições Escolares, em especial na Escola Anayde Beiriz, justificada pela falta de organização dos documentos. Nessa perspectiva, abordar essa temática mostra-se essencial no sentido de compreender as possíveis determinantes de uma ainda tímida presença do arquivista nas instituições escolares, quando não ausência completa. A natureza dessa reflexão poderá contribuir no processo de avaliação e elaboração de possíveis estratégias que contribuam para a inserção desse profissional no âmbito escolar. A pesquisa é empírica, qualitativa e descritiva-exploratória. Os instrumentos utilizados foram: Pesquisa bibliográfica e documental, observação direta, além da pesquisa de campo. O universo da pesquisa foi constituído pelo total de documentos existentes na secretaria da Escola Municipal Anayde Beiriz, aproximadamente 10 metros lineares, em sua grande maioria produzida no referido setor, além de outras tipologias documentais que, embora produzidas em outros setores, estavam armazenados na secretaria da instituição. A partir da observação direta foi realizado um diagnóstico da situação documental referida, do qual foi possível iniciar as etapas de organização do acervo institucional escolar em questão, com base em técnicas arquivisticas, buscando a conservação e a preservação, além de uma maior facilidade no acesso a informação documental da instituição seja pelo usuário ou servidor. O resultado da pesquisa foi da forma e personalidade própria ao arquivo da secretaria da escola. Para que o mesmo atenda de forma resolutiva às demandas de acesso as informações a ele dirigidas. Contribuindo de fato, com o funcionamento da instituição, cumprindo assim seu papel de fonte viva. A Arquivologia precisa continuar desbravando caminhos para que a inserção de seus profissionais nas instituições públicas e privadas, como escolas torne-se uma realidade, e não uma exceção. É certo que se está diante de um esforço válido, o qual pode representar a médio e longo prazo, a diferença crucial entre se ter um profissional fundamental inserido nessas instituições ou permanecer ainda na condição de útil, mas dispensável.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ramsés Nunes e Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectArquivos escolarespt_BR
dc.subjectAtuação arquivísticapt_BR
dc.subjectGestão documentalpt_BR
dc.titleAs práticas arquivísticas nos acervos escolares: reflexões e propostas técnicas na Escola Municipal Professora Anayde Beirizpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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