Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1385
Título: Técnica contábil: uma análise histórica
Autor(es): Silva, Leonia Assis da
Palavras-chave: História da sociedade
História da contabilidade
Técnica contábil
Data do documento: 31-Jul-2013
Resumo: O homem, ao longo de sua história, desenvolve a capacidade de adaptação às mais diversas situações e, ao mesmo tempo em que se adapta, desenvolve também a habilidade de criar ou reinventar tecnologias, já existentes, de acordo com suas necessidades e interesses, o que abriu espaço para o surgimento da contabilidade como resultado direto dessas novas habilidades adquiridas pelo homem. Sendo assim, através da influência de fatores econômicos, sociais e tecnológicos, o processo de escrituração contábil sofreu modificações ao longo dos anos. Portanto, o problema, bem como o objetivo, dessa pesquisa é a análise do comportamento da técnica contábil no decorrer da evolução histórica da sociedade, enfatizando a influência econômica e tecnológica das diversas civilizações e épocas, através da exploração dos conceitos e abordagens sobre a história da sociedade, da contabilidade e do sistema de registro dos fatos contábeis. A metodologia utilizada se classifica como bibliográfica, os métodos de procedimento são funcionalista e explicativo e o método de abordagem é o dedutivo que se constitui em partir do campo geral para o específico. E, como resultado se observa que a prática contábil evoluiu ao longo da história, se adequando ao ambiente de cada época, advindo desde as gravuras em pedras até a implantação de sistemas contábeis informatizados, verificando-se, deste modo, que resultam das mudanças na sociedade, na economia e na tecnologia, cabendo, no entanto, ressaltar que após a implementação do método das partidas dobradas, este permanece sem alterações, mesmo com as divergências doutrinárias relacionadas à área contábil.
Descrição: SILVA, L. A. da. Técnica contábil: uma análise histórica. 2010. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1385
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Leonia Assis da Silva.pdfLeonia Assis da Silva600.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.