Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1386
Título: Pregão eletrônico: um estudo de caso na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
Autor(es): Melo, Thecyus Benício Nunes de
Palavras-chave: Licitação
Pregão Eletrônico
Direito Administrativo
Administração Pública
Data do documento: 31-Jul-2013
Resumo: Ao passar dos anos muito se discute qual a forma mais eficaz de se fazer compras de bens e serviços para os entes públicos. Apesar do desenvolvimento do processo de licitação no qual se pode notar uma significativa melhora, pessoas que trabalham com esse processo (fornecedores, servidores da Administração Pública e a própria sociedade) apontam diversas falhas e burocracias desnecessárias, bem como algumas destas pessoas buscam meios de “burlar” este processo para que se possa tirar proveito de diversas situações. Assim, surge a questão que fundamentou a pesquisa: quais seriam as principais dificuldades encontradas quando o procedimento licitatório utilizado por um ente da Administração Pública for o pregão eletrônico? Dentro desse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral verificar quais as dificuldades encontradas pelo uso do pregão eletrônico na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus Cuité. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, a qual foi baseada em consultas literárias, artigos científicos e pesquisa na internet acerca do assunto. Também a pesquisa está voltada ao estudo de caso, realizado por meio de entrevistas estruturadas e não estruturadas com o servidor que atua na função pregoeiro. Dessa forma, através do presente trabalho pôde-se conhecer melhor as modalidades de licitação para compras de bens e serviços públicos, bem como do uso do pregão eletrônico que foi estudado na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, campus Cuité, através do programa chamado comprasnet, onde se verificou que apesar do avanço tecnológico, ainda existem diversas dificuldades para a administração, em conformidade com os relatos do pregoeiro da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, o que acaba ocasionando mau funcionamento do serviço público.
Descrição: MELO, T. B. N. de. Pregão eletrônico: um estudo de caso na Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. 2010. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1386
ISSN: CDD 351
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thecyus Benício Nunes de Melo.pdfThecyus Benício Nunes de Melo401.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.