Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1389
Título: A utilização do controle interno para prevenção de fraudes
Autor(es): Fernandes, Tamar Mamede
Palavras-chave: Controle interno
Auditoria
Fraude
Data do documento: 31-Jul-2013
Resumo: O trabalho a seguir mostra um estudo acerca da importância do Controle Interno como instrumento de prevenção às fraudes internas nas organizações privadas em âmbito brasileiro, com intuito de demonstrar a relevância e a essência dos controles internos diante do desenvolvimento econômico do país. A metodologia utilizada foi a bibliográfica, no qual a fundamentação teórica se inicia tratando do Controle Interno, em seguida aborda sobre as fraudes, a responsabilidade da administração e do auditor interno e por fim considera medidas preventivas contra as fraudes. Em função aos objetivos e natureza deste trabalho, utilizou-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, com análise de dados indutivamente. Foi possível constatar que a relação teórica e prática são indissociáveis. Conclui-se que a utilização do Controle Interno como instrumento para prevenção de fraudes permite dificultar, identificar (detectar) e corrigir irregularidades.
Descrição: FERNANDES, T. M. A utilização do controle interno para prevenção de fraudes. 2010. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2010
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1389
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tamar Mamede Fernandes.pdfTamar Mamede Fernandes833.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.