Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13898
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cordeiro, Fabiana dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-15T20:45:51Z | - |
dc.date.available | 2017-08-15T20:45:51Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 374 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13898 | - |
dc.description | CORDEIRO, F. dos S. Reflexões sobre o campo do currículo na Educação de Jovens e Adultos. 2017. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho apresenta uma reflexão sobre a relação entre Currículo e Educação de Jovens e Adultos - EJA. Teve como principal objetivo refletir sobre o campo do currículo e as políticas curriculares no contexto desta modalidade educativa. Para tanto, realiza uma discussão em torno das concepções de currículo, posto como importante instrumento para a emancipação dos educandos, através de seu processo de ensino e aprendizagem. Também recupera traços históricos da Educação de Jovens e Adultos, situando no contexto das ações desta modalidade educativa a criação do Programa Brasil Alfabetizado. No seu percurso teórico-metodológico, o estudo é regido pelos preceitos da pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, cuja metodologia se postula como adequada à análise do fenômeno social em estudo e suas interfaces. Nessa construção, dialogamos com autores tais como: LOPES (2006), MOREIRA (2002), SILVA (2005), KELLER (2004), KLIEBARD (1974), MARTINS (1996), FERRAÇO (2008), LEAL (2006), MURTA (2004), entre outros. A análise destas e de outras obras possibilitou uma aproximação com o objeto de estudo e resultou na adoção de um olhar teórico-prático sobre o currículo da EJA, tornando como foco a formação dos educadores desta modalidade. Os resultados ressaltam a importância da construção de um currículo para a EJA que, no caso do PBA, se fortalece como instrumento para subsidiar a efetivação de práticas emancipatórias pautadas nos princípios da democracia, da liberdade e equidade, que possibilitem ao sujeito educando a transformação de sua realidade social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verônica Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.subject | Programa Brasil Alfabetizado | pt_BR |
dc.title | Reflexões sobre o campo do currículo na Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fabiana dos Santos Cordeiro.pdf | Fabiana dos Santos Cordeiro | 1.07 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.