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dc.contributor.authorNascimento, Ivone Gomes Rodrigues do-
dc.date.accessioned2017-08-17T19:19:30Z-
dc.date.available2017-08-17T19:19:30Z-
dc.date.issued2014-07-18-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13922-
dc.descriptionNASCIMENTO, I. G. R. Falando sobre jogos matemáticos: a palavra dos professores. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso vinculado a Licenciatura plena de Matemática do Campus-VI, da Universidade Estadual da Paraíba - (UEPB) tem como objetivo analisar sob a perspectiva dos professores de Matemática da rede municipal de Monteiro - PB a utilização de jogos matemáticos na sala de aula. Esta pesquisa surgiu do meu interesse pela participação de diversas discussões teóricas a respeito do uso metodológico desses jogos, e ao participar das atividades de Estágio Supervisionado em que percebemos uma ausência marcante quanto ao uso de jogos nas aulas de Matemática. Tendo como pergunta de pesquisa: como os docentes que ensinam matemática percebem o uso dos jogos matemáticos como alternativa no processo de ensino? Como referencial utilizamos trabalhos de Menezes e Fossa (2007), Moura (1992), Muniz (2010). Denominamos está pesquisa como qualitativa, conforme Bogdan e Biklen, 1994 por entender que esta permite conhecer processos e fenômenos que não podem ser quantificados, nesse entendimento a investigação qualitativa privilegia a compreensão dos comportamentos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação. Dessa forma nossa pesquisa tomou a forma de uma pesquisa de campo aproximando-se da pesquisa participante. Como ambiente de pesquisa oferecemos aos professores um Curso de Extensão sobre jogos matemáticos. Para coleta de dados utilizamos questionário semiestruturado e diário de Bordo. Os resultados indicam que os professores reconhecem a importância dos jogos matemática, mas não utilizam com frequência, por falta de estrutura nas escolas e também por falta de compreensão da natureza teórica do uso de jogos matemáticospt_BR
dc.description.sponsorshipJosé Luiz Cavalcantept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJogos na matemáticapt_BR
dc.subjectMetodologias alternativaspt_BR
dc.subjectFormação de professores de Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino da matemáticapt_BR
dc.titleFalando sobre jogos matemáticos: a palavra dos professorespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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