Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13922
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Ivone Gomes Rodrigues do | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-17T19:19:30Z | - |
dc.date.available | 2017-08-17T19:19:30Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13922 | - |
dc.description | NASCIMENTO, I. G. R. Falando sobre jogos matemáticos: a palavra dos professores. 2016. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso vinculado a Licenciatura plena de Matemática do Campus-VI, da Universidade Estadual da Paraíba - (UEPB) tem como objetivo analisar sob a perspectiva dos professores de Matemática da rede municipal de Monteiro - PB a utilização de jogos matemáticos na sala de aula. Esta pesquisa surgiu do meu interesse pela participação de diversas discussões teóricas a respeito do uso metodológico desses jogos, e ao participar das atividades de Estágio Supervisionado em que percebemos uma ausência marcante quanto ao uso de jogos nas aulas de Matemática. Tendo como pergunta de pesquisa: como os docentes que ensinam matemática percebem o uso dos jogos matemáticos como alternativa no processo de ensino? Como referencial utilizamos trabalhos de Menezes e Fossa (2007), Moura (1992), Muniz (2010). Denominamos está pesquisa como qualitativa, conforme Bogdan e Biklen, 1994 por entender que esta permite conhecer processos e fenômenos que não podem ser quantificados, nesse entendimento a investigação qualitativa privilegia a compreensão dos comportamentos a partir da perspectiva dos sujeitos da investigação. Dessa forma nossa pesquisa tomou a forma de uma pesquisa de campo aproximando-se da pesquisa participante. Como ambiente de pesquisa oferecemos aos professores um Curso de Extensão sobre jogos matemáticos. Para coleta de dados utilizamos questionário semiestruturado e diário de Bordo. Os resultados indicam que os professores reconhecem a importância dos jogos matemática, mas não utilizam com frequência, por falta de estrutura nas escolas e também por falta de compreensão da natureza teórica do uso de jogos matemáticos | pt_BR |
dc.description.sponsorship | José Luiz Cavalcante | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Jogos na matemática | pt_BR |
dc.subject | Metodologias alternativas | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.title | Falando sobre jogos matemáticos: a palavra dos professores | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 71 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ivone Gomes Rodrigues do Nascimento .pdf | PDF - Ivone Gomes Rodrigues do Nascimento | 18.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.