Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13971
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Laiane Firmo de | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-21T11:18:24Z | - |
dc.date.available | 2017-08-21T11:18:24Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-18 | - |
dc.identifier.issn | CDD 469.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/13971 | - |
dc.description | LIMA, L. F. de. Análise dos livros didáticos e diagnóstico dos alunos do sétimo ano sobre o bioma caatinga. 2017. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Caatinga é um bioma que tem suas dimensões totalmente restritas ao Brasil e encontra-se muito degradado devido às modificações no ambiente de forma inadequada. Poucos discentes têm conhecimento relevante e adequado sobre a temática, fatos decorrentes de um ensino que é fundamentado em métodos tradicionais que não estimulam o interesse e tampouco estabelecem qualquer relação do ambiente onde o estudante está inserido com seu cotidiano. Portanto, o objetivo deste trabalho foi analisar se os livros didáticos do Ensino Fundamental em três escolas públicas de Catolé do Rocha - PB abordam o Bioma Caatinga e qual o nível de conhecimento dos alunos sobre o Bioma em que vivem. A pesquisa foi realizada em Março de 2017, na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Professora Catarina de Sousa Maia, Escola Estadual João Suassuna e Escola Estadual de Ensino Fundamental Fabio Mariz Maia, localizadas na Zona Rural e Urbana no município de Catolé do Rocha – PB. Foi feita uma análise de conteúdo referente ao Bioma Caatinga dos livros didáticos de Ciências [PEREIRA, SANTANA, WALDHEIM (2015) e GEWANDSZNAJDER (2015)], adotados para o 7º ano do Ensino Fundamental das escolas já citadas. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio da aplicação de um questionário nas turmas do sétimo ano, contabilizando 100 discentes. O conteúdo sobre o Bioma Caatinga nos livros didáticos analisados ainda é limitado e na maioria das vezes, é o único recurso utilizado em sala de aula e os educadores ainda estão limitados a ele. É necessário um estudo profundo sobre o tema, para desenvolver novos caminhos, possibilitando as escolas a trabalharem mais o tema e conscientizar os alunos sobre a importância deste Bioma e sua biodiversidade, bem como a preservação e conservação do mesmo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Dalila Regina Mota de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Observação | pt_BR |
dc.subject | Livros Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Biomas | pt_BR |
dc.title | Análise dos livros didáticos e diagnóstico dos alunos do sétimo ano sobre o bioma caatinga | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 62 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Laiane Firmo de Lima.pdf | 1.32 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.