Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14004
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Orlei Jacinto-
dc.date.accessioned2017-08-24T14:45:42Z-
dc.date.available2017-08-24T14:45:42Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 420-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14004-
dc.descriptionPEREIRA, O. J. O ensino de língua inglesa: as contribuições das tecnologias para o ensino/aprendizagem. 2017. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractOs protagonistas da área de ensino devem buscar recursos virtuais de forma que não atrapalhe suas aulas. Dizemos isso para evitar que o professor acabe criando situações que não sejam necessárias a inserção das tecnologias modernas. Talvez, por isso, a inserção delas no ensino tenha se tornado discussão tão presente para aqueles que fazem a educação. No entanto, é preciso que trabalhemos com esses recursos didático-tecnológicos em uma perspectiva equilibrada e inovadora, evitando perdas, de modo que possa tão somente colaborar com o ensino. A intenção é refletir um pouco sobre a inclusão das Tecnologias no processo de ensino/aprendizagem, mais especificamente na área de Língua Estrangeira. Para quantificar e qualificar essa discussão, realizamos pesquisa de campo, com professores, em escolas públicas nas cidades de Riachão e Tacima, todas no estado da Paraíba. Nossa pretensão foi investigar o impacto das tecnologias no ensino/aprendizagem de língua estrangeira; seus benefícios e contribuições no contexto escolar; e abrir espaço de discussão sobre a sala de aula de Inglês. Para tanto, argumentar que os cursos online de Inglês têm contribuído de forma significativa no ensino-aprendizagem, na dinamicidade, na facilidade de acesso a milhões de conteúdos disponíveis nos ambientes online, corroborando para a melhoria do ensino em especial de língua estrangeira. Este trabalho de pesquisa está dividido em nove capítulos (alguns com subcapítulos). A temática por ser ampla, afunilamos a pesquisa em áreas virtuais do Duolingo e Lingualeo, Pesquisa de campo, pesquisa bibliográfica e, em programa federal como a PROINFO. Utilizamos vários materiais de consulta, inclusive o livro “Educação Hoje: Novas Tecnologias, Pressões e Oportunidades” cujo autor defende a tecnologia como recurso e arma de ensino/aprendizagem. Dialogamos com Moran (2001) sobre a seletividade de materiais em ambientes virtuais e tecnológicos. Partilhamos também das ideias de Dantas (1998), Demo (2009), Juy (2004), Kishimoto (1998), Lévy (1993), Mason e Rennie (2006), Mayer (2005), Moran (2007), Piaget (2007), Vygotsky (2004), Belloni (2005) e Castells (2000), além de outros autores e trabalhos acadêmicos que serão mostrados no decorrer dos resultados alcançados por esta pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Verônica Santos de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectTecnologiaspt_BR
dc.subjectEnsino de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.titleO ensino de língua inglesa: as contribuições das tecnologias para o ensino/aprendizagempt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Orlei Jacinto Pereira.pdfOrlei Jacinto Pereira1.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.