Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14011
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, José Leogênio Matias da-
dc.date.accessioned2017-08-24T15:48:15Z-
dc.date.available2017-08-24T15:48:15Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14011-
dc.descriptionSILVA, J. L. M. da. A importância da água numa perspectiva Química Educacional. 2016. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractNo intuito de identificar as concepções do alunado sobre a importância da água e como esse tema pode gerar aulas de Química, realizou-se uma pesquisa tomando a água como tema no contexto educacional, numa perspectiva químico-educacional, tendo como objetivos: verificar como o tema “água” pode ser abordado nas aulas de Química; bem como trabalhar os aspectos ambientais em conjunto com o processo de conscientização dos alunos e; analisar a realidade de abordagem da temática água, inserida dentro de uma perspectiva de educação ambiental e social no ensino de química, no Ensino Médio. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de campo, utilizando como instrumento de coleta de dados um questionário, destinado para os alunos do primeiro e do segundo ano do Ensino Médio, com a finalidade de identificar qual a perspectiva que os mesmos tinham sobre o tema. Diante dos resultados e análises dos dados obtidos, e tendo em vista que se trata de uma pesquisa quantitativa, nota-se que há uma preocupação dos alunos sobre a temática, bem como a consciência da importância de ser um possível tema para as aulas de química, ou seja, a pesquisa indica a necessidade e a possibilidade de correlacionar os conhecimentos científicos (escolar) com os conhecimentos prévios (cotidiano) dos alunos, o que aponta para o fato de que questões ambientais, temas atuais na sociedade, como o da água, devem fazer parte da matriz curricular, contribuindo para uma educação que esteja relacionada com a realidade dos alunos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Djane de Fátima Oliveirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectÁguapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.titleA importância da água numa perspectiva Química Educacionalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Leogênio Matias da Silva.pdfPDF - José Leogênio Matias da Silva6.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.