Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14025
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Poliana dos Santos-
dc.date.accessioned2017-08-24T15:49:57Z-
dc.date.available2017-08-24T15:49:57Z-
dc.date.issued2016-06-08-
dc.identifier.otherCDD 372.357-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14025-
dc.descriptionSILVA, P. dos S. Educação ambiental – Estudo de caso aplicado à qualidade da água na cidade de Areia – PB. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, mesmo com o desenvolvimento e potencialização do abastecimento de água potável na zona urbana, algumas cidades da Paraíba, como Areia, ainda utilizam água de mananciais subterrâneos (cacimba) como alternativa de abastecimento para o consumo doméstico, sem nenhum tratamento prévio. Outro fator relevante é a ausência de saneamento básico, acarretando no aumento da poluição hídrica e escassez da água potável. O diagnóstico da utilização da água e do conhecimento das pessoas nessas áreas sinaliza os riscos à saúde dessa população e poluição dos mananciais que nascem ou passam nessa região. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou oferecer palestras de educação ambiental contextualizadas, numa escola pública, tendo como ponto de partida a avaliação da qualidade da água dos mananciais utilizada para o consumo doméstico na zona urbana da cidade de Areia-PB. As atividades foram realizadas nas seguintes etapas: visita ao município, aplicação de questionários, coleta de água, análise laboratorial das amostras e a socialização ambiental educativa numa escola pública no município de Areia. Os resultados referentes às análises químicas, física e microbiológica foram comparados aos valores determinados pela legislação brasileira. Diante do reconhecimento e caracterização dos recursos hídricos da região, as ações ambientais educativas relacionaram conteúdos ministrados nas vivências dos alunos e dos fenômenos que ocorrem em sua volta. Dessa forma, foi identificado o interesse dos mesmos pela aprendizagem no próprio ambiente escolar sobre as questões cotidianas referentes à qualidade da água.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Verônica Evangelista de Limapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectPotabilidadept_BR
dc.subjectQualidade da águapt_BR
dc.titleEducação ambiental – Estudo de caso aplicado à qualidade da água na cidade de Areia – PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Poliana dos Santos Silva.pdfPDF - Poliana dos Santos Silva4.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.