Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14025
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Poliana dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-24T15:49:57Z | - |
dc.date.available | 2017-08-24T15:49:57Z | - |
dc.date.issued | 2016-06-08 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.357 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14025 | - |
dc.description | SILVA, P. dos S. Educação ambiental – Estudo de caso aplicado à qualidade da água na cidade de Areia – PB. 2016. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, mesmo com o desenvolvimento e potencialização do abastecimento de água potável na zona urbana, algumas cidades da Paraíba, como Areia, ainda utilizam água de mananciais subterrâneos (cacimba) como alternativa de abastecimento para o consumo doméstico, sem nenhum tratamento prévio. Outro fator relevante é a ausência de saneamento básico, acarretando no aumento da poluição hídrica e escassez da água potável. O diagnóstico da utilização da água e do conhecimento das pessoas nessas áreas sinaliza os riscos à saúde dessa população e poluição dos mananciais que nascem ou passam nessa região. Nesse sentido, esta pesquisa objetivou oferecer palestras de educação ambiental contextualizadas, numa escola pública, tendo como ponto de partida a avaliação da qualidade da água dos mananciais utilizada para o consumo doméstico na zona urbana da cidade de Areia-PB. As atividades foram realizadas nas seguintes etapas: visita ao município, aplicação de questionários, coleta de água, análise laboratorial das amostras e a socialização ambiental educativa numa escola pública no município de Areia. Os resultados referentes às análises químicas, física e microbiológica foram comparados aos valores determinados pela legislação brasileira. Diante do reconhecimento e caracterização dos recursos hídricos da região, as ações ambientais educativas relacionaram conteúdos ministrados nas vivências dos alunos e dos fenômenos que ocorrem em sua volta. Dessa forma, foi identificado o interesse dos mesmos pela aprendizagem no próprio ambiente escolar sobre as questões cotidianas referentes à qualidade da água. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verônica Evangelista de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Potabilidade | pt_BR |
dc.subject | Qualidade da água | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental – Estudo de caso aplicado à qualidade da água na cidade de Areia – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Poliana dos Santos Silva.pdf | PDF - Poliana dos Santos Silva | 4.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.