Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14062
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, João Rodrigues Braga da-
dc.date.accessioned2017-08-25T11:06:28Z-
dc.date.available2017-08-25T11:06:28Z-
dc.date.issued2017-08-08-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14062-
dc.descriptionSILVA, J. R. B. da. A educação cartográfica e o ensino de geografia no nível médio: contribuições a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPB. 2017. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é resultado da participação por dois anos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Geografia/PIBID/UEPB, em parceria com Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, no bairro de mesmo nome, localizado na cidade de Campina Grande-PB, nos anos de 2014 e 2015, com as turmas de 1ª e 3ª anos do ensino médio. Neste período, objetivou-se desenvolver práticas para o ensino de Geografia que realizassem uma ligação entre os conteúdos do livro didáticos à cartografia escolar. Para o desenvolvimento deste trabalho, foi realizada uma Pesquisa-Ação, que envolve o planejamento, execução, avaliação e reflexão das práticas de ensino, que ocorrem concomitantemente, ao desenvolvimento das sequencias didáticas pensadas anteriormente pelo professor; Observação de aulas, com aplicação de questionário qualiquantitativo; Utilização da Geografia humanista na perspectiva cultural da análise espacial; Reuniões com professor para discutir estratégias das intervenções na aula; Reuniões com os bolsistas, professores das escolas e coordenador de área, para discussão de textos voltados à prática de ensino de Geografia e estratégias gerais; Além, de pesquisas bibliográficas. As práticas pedagógicas desenvolvidas com as turmas do 1º e 3º ano do ensino médio na escola Severino Cabral que desviaram do tradicionalismo, se mostraram mais inclusiva e transformadora. O resultado do trabalho com os alunos foi perceptível nas discursões pós-atividades, com aprofundamento das análises dos fenômenos geográficos representados nos mapas do próprio livro didático.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Josandra Araújo Barreto de Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação escolarpt_BR
dc.subjectCartografia escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de geografiapt_BR
dc.titleA educação cartográfica e o ensino de geografia no nível médio: contribuições a partir do subprojeto Geografia/PIBID/UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Rodrigues Braga da Silva.pdf2.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.