Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14071
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, André dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T11:14:23Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T11:14:23Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 107 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14071 | - |
dc.description | SILVA, A. dos S. Uma reflexão sobre o habitus docente e os dispositivos de dominação do poder escolar/acadêmico segundo Pierre de Bourdieu. 2017. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste artigo procuramos refletir sobre o conceito de Habitus, proposto pelo pensador francês Pierre de Bourdieu (1930 - 2002), mais especificamente o Habitus docente no ensino de filosofia. Mostramos como o referido conceito articula-se com alguns dispositivos de dominação inerentes ao poder no campo escolar/acadêmico. Utilizamos no presente trabalho uma abordagem qualitativa de revisão bibliográfica. Tentamos ao máximo nos ater aos textos do autor, para melhor nos aproximarmos dos conceitos abordados: habitus docente, legitimação, poder, dominação, capital cultural, dentre outros. Com base nas reflexões apresentadas pudemos observar que o ensino de filosofia, embora seja proposto como um conjunto de práticas, igualitárias e de conhecimentos orientados a estimulação do senso crítico dos alunos, e para permitir que os mesmos sejam capazes de pensar de forma autônoma, para Bourdieu as instituições de ensino não passariam de reprodutoras do capital cultural dominante. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Simone Marinho Nogueira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de filosofia | pt_BR |
dc.subject | Capital cultural | pt_BR |
dc.subject | Docente | pt_BR |
dc.title | Uma reflexão sobre o habitus docente e os dispositivos de dominação do poder escolar/acadêmico segundo Pierre de Bourdieu | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - André dos Santos Silva.pdf | 645.68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.