Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14072
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Ivanildo Paulino da | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T11:14:59Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T11:14:59Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.2 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14072 | - |
dc.description | COSTA, I. P. da. Reedutocando nas tessituras da educação musical: experência no Presídio Regional Feminino (Campina Grande - PB). 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A música apresenta um importante papel no contexto social, tanto como prática cultural, e também como ação educativa em diferentes espaços da sociedade. Através da música é possível desenvolver possibilidades que permitem, promover a integração, a interação de mulheres em situação de privação de liberdade. Portanto este trabalho tem como objetivo discutir o lugar da música na ressocialização de mulheres no Complexo Penitenciário do Serrotão em Campina Grande – PB. Nosso objetivo é analisar a ação educativa da música na ressocialização de mulheres que estão na condição de privação liberdade, percebendo assim, as possibilidades de integração/interação destes sujeitos na sociedade. Nosso referencial teórico partiu dos pressupostos de experiência e consciência de classe, que emerge a partir do seu fazer-se, elencados por Thompson; da noção de deculturação dos povos nativos trabalhado por Castanha; do conceito de música como cultura e educação trazidos por Napolitano; e das possibilidades de se trabalhar pedagogicamente com vários gêneros musicais direcionando soluções para a prática musical em cada área do conhecimento, proposto por Ferreira. Nossa proposta metodológica está sustentada na abordagem da pesquisa ação, que na perspectiva do exercício pedagógico, configura uma ação que cientificiza a prática educativa, visualizando a continua formação e a emancipação de todos os sujeitos com a prática. Tendo em vista a inserção destas práticas no universo da prisão, o ambiente prisional feminino tornou-se a fonte direta dos dados, o que de certa forma, possibilitou a construção de um diagnóstico da execução destas práticas educativas na prisão. A metodologia prima parte das ações extensionistas com atividades de aprendizagem musical, que por sua vez, foi um importante instrumento para desenvolver processos de ressocialização e de protagonismos entre as mulheres em situação de privação de liberdade do Presídio Regional Feminino de campina grande – PB. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Prática cultural | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | Reedutocando nas tessituras da educação musical: experência no Presídio Regional Feminino (Campina Grande - PB) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ivanildo Paulino da Costa.pdf | 939.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.