Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1407
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nunes, Jonhkarles de Menezes | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-01T17:53:38Z | - |
dc.date.available | 2013-08-01T17:53:38Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.890 44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1407 | - |
dc.description | NUNES, J. de. M. A lei 11.645/08 e o ensino de história afro-brasileira e indígena na educação básica. 2011. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia surge do projeto de pesquisa (PIBIC/PROPESQ/UEPB), que tem por objetivo discutir a Lei 11.645/08 de 10 de março de 2008, que altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei Nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Os atuais artigos 26-A e 79-B da Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional, instituído pela Lei 11.645/08, bem como as suas Diretrizes Curriculares Nacionais, estabeleceram a obrigatoriedade do ensino de História e culturas Africanas, afro-brasileira e indígena nos currículos escolares da educação básica. O estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Prof. José Soares de Carvalho na cidade de Guarabira, e busca refletir sobre as dificuldades do professor de história para abordar a temática Afro-brasileira e indígena na sala de aula. A discussão dessa temática tem como fundamento a lei nº. 11.645 no qual determina que os conteúdos referentes à história e cultura afro-brasileira e dos povos indígenas brasileiros serão ministrados no âmbito de todo o currículo escolar, em especial nas áreas de educação artística e de literatura e história brasileira. Essa lei tem o objetivo de promover uma educação, que reconhece e valoriza a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro. Observamos quais fatores podem contribuir para o não cumprimento das determinações da referida Lei, como a formação acadêmica, além dos tipos de recursos didáticos utilizados na escola para o tratamento da temática em questão. Nosso principal objetivo é perceber de que forma o professor tem trabalhado as questões ético-raciais na educação básica. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosilda Alves Bezerra | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História - ensino | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Lei 11.645/08 | pt_BR |
dc.title | A lei 11.645/08 e o ensino de história afro-brasileira e indígena na educação básica | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jonhkarles de Menezes Nunes.pdf | Jonhkarles de Menezes Nunes | 787.81 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.