Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1408
Título: Cântico dos Cânticos de Salomão: representação poética do idealismo amoroso
Autor(es): Dutra, Débora Thomaz Cavalcante
Palavras-chave: Religiosidade
Lirismo amoroso
Poética
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: Este artigo aborda a temática do idealismo amoroso em “O Cântico dos Cânticos de Salomão”, que apresenta uma linguagem plurissignificativa construída através da subjetividade, que ressalta as riquezas naturais e evidencia o contexto sócio-histórico de uma época. E, sobretudo, apresenta a imagem de amor, sentimento puro entre um homem e uma mulher, que vivem numa atmosfera de felicidade e prazeres. Utili-zamos para o nosso trabalho a Bíblia com estudos de Patterson, a definição do poético por Dufrenne entre outros, e a ideologia de amor concebida por Platão. Buscamos, por meio de uma análise poética, demonstrar a relação que existe entre a literatura e a religiosidade, e o compromisso do homem para com Deus e para com a mulher. No término deste trabalho foi possível notar que a obra traz uma concepção de amor como experiência incomparável do sentimento humano que nos transporta à doação de nós mesmos à pessoa ama-da.
Descrição: DUTRA, D. T. C. Cântico dos Cânticos de Salomão: representação poética do idealismo amoroso. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1408
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Thomaz Cavalcante Dutra.pdfDébora Thomaz Cavalcante Dutra867.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.