Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1409
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freire, Ronelly Salvino | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-01T17:54:26Z | - |
dc.date.available | 2013-08-01T17:54:26Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1409 | - |
dc.description | FREIRE, R. S. O gênero histórias em quadrinhos: uma alternativa para o ensino de língua portuguesa. 2011. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de língua portuguesa é caracterizado, pela tradição escolar, como um ensino que se volta para o trabalho com a normatividade da língua. Mas, esse trabalho não pode ser unívoco, por isso, novas práticas metodológicas são necessárias para que esse ensino seja concebido e aceito por parte dos docentes e discentes sem barreiras e preconceito. Com isso, essa pesquisa vem fazer uma abordagem do gênero textual Histórias em Quadrinhos e as suas implicações na leitura e produção textual, levando em consideração o quanto esse gênero pode dispor de subsídios cabíveis ao ensino de língua materna. Indagamos, então, partindo de quesitos a serem avaliados como: o ensino de língua necessita buscar um trabalho baseado nas novas práticas discursivas da linguagem; é preciso operar de acordo com o contexto em que estão inseridos os discentes; o trabalho desenvolvido com as histórias em quadrinhos dá possibilidades aos educandos de ler e produzir novos exemplares do gênero. Desse modo, tomou-se como fundamentação teórica, autores como, Bakhtin (2003), Marcuschi (2011), Dolz e Schneuwly (2004), Calazans (2004), entre outros, que serviram de aportes para a conceituação do gênero em questão e suas implicações no ensino de língua. A partir daí, foi desenvolvida uma pesquisa conceitual dos gêneros textuais e seus aspectos mais característicos, uma apresentação breve do histórico dos quadrinhos, em seguida, discutiu-se a relação do referido gênero com o ensino de língua portuguesa, finalizando com a análise de uma proposta didática aplicada em uma sala de aula do 7º ano do ensino fundamental. Dessa maneira, evidenciou-se que a aplicação do gênero história em quadrinhos pode ser um forte instrumento pedagógico para o ensino de língua, realizando assim um despertar favorável à prática da leitura e da produção textual em sala de aula. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luana Francisleyde Pessoa de Farias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História em quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - ensino | pt_BR |
dc.title | O gênero histórias em quadrinhos: uma alternativa para o ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ronelly Salvino Freire.pdf | Ronelly Salvino Freire | 432.03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.