Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1412
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Muniz, Janaina Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-01T17:54:51Z | - |
dc.date.available | 2013-08-01T17:54:51Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1412 | - |
dc.description | MUNIZ, J. F. O aspecto funcional no ensino de língua portuguesa. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo apresenta fundamentos teóricos sobre a gramática funcional, destacando o fato de que uma determinada expressão linguística pode adquirir funções diversas dependendo do contexto em que esteja inserida. Tal fato comprova que, há na língua, uma variação e uma mudança semântica, dependendo da função que determinada expressão exerça dentro do discurso. Este fenômeno é denominado gramaticalização e constitui um processo pelo qual um item lexical passa a assumir funções diferentes da sua original, tais como a de organização interna do discurso e de estratégias comunicativas. Neste estudo, os principais autores abordados foram Martelotta (2003), Neves (1997) e Hopper (1991). Dentre outros, como: Souza (no prelo), Lopes (2007) e Cunha (2003). Para comprovação da incidência deste processo, os estudos foram centrados em pesquisas anteriores já realizadas por esses estudiosos na área. Abordaram-se também os PCNs de língua portuguesa e a LDB. Devido o que foi sugerido pelos PCN que, para o ensino da língua, fosse feita uma associação dos conteúdos adotados ao contexto social dos alunos, decidimos trazer alguns exemplos retirados do corpus Discurso & Gramática de Natal e Rio de Janeiro in Martelotta (2003), e adotar uma análise funcionalista em letras de música como Leãozinho de Caetano Veloso (1986), E Agora de Raça Negra (2000) e Metáfora de Gilberto Gil (1982). Demonstrando que o processo de gramaticalização ocorre em diferentes contextos de uso da língua e se tornou uma linha de estudos apreciada por linguistas nos últimos tempos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: André Pedro da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Gramaticalização | pt_BR |
dc.subject | Funcionalismo | pt_BR |
dc.title | O aspecto funcional no ensino de língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Janaina Ferreira Muniz.pdf | Janaina Ferreira Muniz | 497.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.