Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1413
Título: Reflexos da educação brasileira no século XIX, em O Ateneu de Raul Pompéia
Autor(es): Souza, Gilberlane Bento de
Palavras-chave: Educação brasileira
O Ateneu
Século XIX
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho aborda o livro O Ateneu, de Raul Pompéia contemplando o espaço escolar e os procedimentos educacionais neles caracterizados. Tratase de um romance Realista/Naturalista que nos proporciona uma visão do Brasil em seu contexto sócio-político, cultural e educacional em pleno século XIX. Nessa narrativa, destaca-se um internato para rapazes, filhos de famílias ricas, que recebiam uma rigorosa educação realizada com muita autoridade, obediência, constrangimento e punição. Embora, se tratasse de um internato reconhecido socialmente como modelo de educação, realizava os procedimentos educacionais através do comando e da moldagem do ser. Para melhor apreendermos nosso estudo no processo de “modelação” do ser, nos fundamentamos sobretudo em Foucault e Goffmam. Portanto, realizamos pesquisa bibliográfica em textos, livros e revistas voltados à análise das contribuições sociais, culturais e literárias, em volta da narrativa. Este trabalho encontra-se dividido em três partes: a primeira é o contexto sócio-político e cultural do Brasil no século XIX, período de transformações de pensamentos e atitudes que marcaram a história brasileira. Na segunda parte, breves considerações em torno da educação no século XIX, que esteve direcionada ao sexo masculino de famílias ricas e, a terceira, os reflexos da educação em O Ateneu, um espaço de poder, de hipocrisias e de individualidade.
Descrição: SOUZA, G. B. de. Reflexos da educação brasileira no século XIX, em O Ateneu de Raul Pompéia. 2011. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1413
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilberlane Bento de Souza.pdfGilberlane Bento de Souza509.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.