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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14163
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pereira, Jozelma Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-25T15:18:00Z | - |
dc.date.available | 2017-08-25T15:18:00Z | - |
dc.date.issued | 2016-02-17 | - |
dc.identifier.other | CDD 193 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14163 | - |
dc.description | PEREIRA, J. O. A noção de arte no Livro III da obra Schopenhaueriana O mundo como vontade e como representação. 2016. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Publicada no ano de 1819 a obra filosófica O mundo como vontade e como representação de Arthur Schopenhauer (1788-1860) tem na sua terceira parte um registro da sua concepção estética. O filósofo alemão parte do pressuposto de que o mundo existe como representação para um sujeito. Por meio do princípio de razão, isto é, do tempo, do espaço e da causalidade (matéria), formas a priori de nossa representação, obtemos um juízo sobre o mundo e as coisas que nos rodeiam. Apropriando-se da Ideia platônica para demonstrar como o indivíduo se interioriza ou se perde na contemplação artística, Schopenhauer considera que esta é possível apenas a um tipo de homem – ao gênio. O gênio é o único ser humano capaz de abdicar de forma consciente aos interesses da Vontade, sendo esta responsável pela tragicidade do mundo real. Assim o sujeito encontra na arte um consolo existencial, cuja aquisição da contemplação é sentida através da Ideia. A arte, pois, adquirida como um refúgio consciente da Vontade, é capaz de tornar a vida de cada um mais suportável. Nesta perspectiva, podemos perceber como Schopenhauer nos apresenta a importância da arte na construção da identidade do indivíduo e de que forma tal contribuição pressupõe uma mudança prévia no sujeito. O indivíduo abarcado pelo sofrimento do mundo, encontrando na expressão artística um consolo existencial. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Julio Cesar Kestering | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Filosofia | pt_BR |
dc.subject | Filosofia alemã | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Consolo existencial | pt_BR |
dc.title | A noção de arte no Livro III da obra Schopenhaueriana O mundo como vontade e como representação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
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