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dc.contributor.authorAmorim, Geane Karla de-
dc.date.accessioned2013-08-01T17:57:30Z-
dc.date.available2013-08-01T17:57:30Z-
dc.date.issued2013-08-01-
dc.identifier.otherCDD 306.44-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1416-
dc.descriptionAMORIM, G. K. de. Preconceito linguístico: uma breve discursão acerca da problemática da diversidade linguística no âmbito escolar. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.pt_BR
dc.description.abstractSabemos que a língua é um sistema que esta em pleno processo de transformação; com isso, podemos observar a grande capacidade de variação que ela possui. Essas variações pertinentes à língua têm sido motivo de resistência e preconceito por alguns setores da sociedade. Logo, o presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar, tendo a variação linguística como instrumento de estudo, a questão do preconceito linguístico aliado ao preconceito social, e ainda se (e como) a escola dissemina a exclusão daqueles cujas práticas sociais e linguísticas não correspondem à cultura dominante em nossa sociedade. Desta forma, este trabalho tem como base uma reflexão crítica sobre a questão do “certo” e do “errado” na língua portuguesa brasileira, cumprindo o papel de informar a todos os educandos e educadores para ingressarem contra todo tipo de preconceito, seja ele de caráter linguístico ou social. Este trabalho é resultado de uma pesquisa de revisão bibliográfica, embasamo-nos principalmente nos estudos realizados por Bagno (2003; 2006), Bortoni-Ricardo (2004; 2005), Geraldi (1985; 2002) e Gnerre (1998), trazendo reflexões acerca das relações entre escola, língua padrão e não padrão, variação linguística e exclusão social, em uma perspectiva de pensar um modo de levar os educadores a observarem de forma mais atenta a relação da escola com as questões da desigualdade social e da discriminação por meio da língua. Buscamos, portanto, que a escola e todas as demais instituições voltadas para a educação, passem a reconhecer a diversidade linguística de nosso país para melhor planejarem suas políticas de ação junto à população excluída dos falantes das variedades não padrão.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Fábio Pessoa da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPreconceito linguísticopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titlePreconceito linguístico: uma breve discursão acerca da problemática da diversidade linguística no âmbito escolarpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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