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dc.contributor.authorSantos, Ezequiel Patricio dos-
dc.date.accessioned2013-08-01T17:59:11Z-
dc.date.available2013-08-01T17:59:11Z-
dc.date.issued2013-08-01-
dc.identifier.otherCDD 401.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1422-
dc.descriptionSANTOS, E. P. dos. A multimodalidade nos gêneros textuais: ferramentas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa numa perspectiva multiletrada. 2010. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.pt_BR
dc.description.abstractA multimodalidade é um traço constitutivo dos gêneros textuais, falados e escritos; por isso, os textos dispõem tanto de palavras como de imagens e outros elementos gráficos. O objetivo do presente trabalho é analisar a multimodalidade e seus recursos utilizados para alcançar o propósito comunicativo do texto escrito. Nesse estudo, foram selecionadas duas capas da revista “Veja”, outubro/2005 e setembro/ 2010 e dois “anúncios publicitários”, para ilustrar nossas afirmações. Esta análise será baseada nos estudos de Dionísio (2005, 2008), na teoria dos gêneros apresentada por Bakhtin (2003), bem como em estudos de Marcuschi (2007, 2008), Koch e Elias (2010), Citelli (2007), Soares (2002, 2009), Bagno (2009), Antunes (2009), Louzada (2001) e dos PCN (1997), que abordam as novas práticas de letramentos para o ensino de língua materna. Além das análises comprovando a existência de aspectos multimodais nos gêneros por nós selecionados, fazemos uma abordagem ao ensino-aprendizagem, uma vez que os gêneros textuais, especialmente as capas de revistas e os anúncios publicitários, são um eficaz instrumento para o professor trabalhar essa temática nas aulas de leitura e produção de texto, enfocando as múltiplas multisemioses constitutivas dos gêneros textuais. Tudo isso para concluir que, numa sociedade multiletrada, a aula envolvendo textos não pode se prender apenas aos aspectos verbais, devendo enfocar também os demais elementos que fazem partem da constituição dos gêneros.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Fábio Pessoa da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA multimodalidade nos gêneros textuais: ferramentas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa numa perspectiva multiletradapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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