Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1422
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Ezequiel Patricio dos | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-01T17:59:11Z | - |
dc.date.available | 2013-08-01T17:59:11Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1422 | - |
dc.description | SANTOS, E. P. dos. A multimodalidade nos gêneros textuais: ferramentas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa numa perspectiva multiletrada. 2010. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | A multimodalidade é um traço constitutivo dos gêneros textuais, falados e escritos; por isso, os textos dispõem tanto de palavras como de imagens e outros elementos gráficos. O objetivo do presente trabalho é analisar a multimodalidade e seus recursos utilizados para alcançar o propósito comunicativo do texto escrito. Nesse estudo, foram selecionadas duas capas da revista “Veja”, outubro/2005 e setembro/ 2010 e dois “anúncios publicitários”, para ilustrar nossas afirmações. Esta análise será baseada nos estudos de Dionísio (2005, 2008), na teoria dos gêneros apresentada por Bakhtin (2003), bem como em estudos de Marcuschi (2007, 2008), Koch e Elias (2010), Citelli (2007), Soares (2002, 2009), Bagno (2009), Antunes (2009), Louzada (2001) e dos PCN (1997), que abordam as novas práticas de letramentos para o ensino de língua materna. Além das análises comprovando a existência de aspectos multimodais nos gêneros por nós selecionados, fazemos uma abordagem ao ensino-aprendizagem, uma vez que os gêneros textuais, especialmente as capas de revistas e os anúncios publicitários, são um eficaz instrumento para o professor trabalhar essa temática nas aulas de leitura e produção de texto, enfocando as múltiplas multisemioses constitutivas dos gêneros textuais. Tudo isso para concluir que, numa sociedade multiletrada, a aula envolvendo textos não pode se prender apenas aos aspectos verbais, devendo enfocar também os demais elementos que fazem partem da constituição dos gêneros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Fábio Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject | Multimodalidade | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | A multimodalidade nos gêneros textuais: ferramentas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa numa perspectiva multiletrada | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ezequiel Patricio dos Santos.pdf | Ezequiel Patricio dos Santos | 635.3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.