Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1423
Título: Relações de poder: o papel do letramento na autoestima da mulher negra em a cor púrpura e preciosa
Autor(es): Lucena, Rafaela Dayne Ribeiro
Palavras-chave: Letramento
Autoestima
Identidade
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: Este trabalho enfatiza o papel do letramento na auto-estima da mulher negra, tendo como base os romances das escritoras afro-americanas Alice Walker The Color Purple (A Cor Púrpura) e Sapphire, Push (Preciosa). Relacionamos nas duas obras o processo de crescimento das protagonistas da condição de adolescentes analfabetas, violentadas, e engravidadas pelos próprios pais, que descobrem na leitura e na escrita uma maneira de libertar-se da opressão familiar e social de que são vítimas, alcançando visibilidade e respeito perante a sociedade. Para isso, subsidiamo-nos nos estudos de Bagno (2002), Koch (2006), Masetto (1997), como também nas pesquisas de Bernd (1997), Smith (1989) e Valente (1987) sobre a escrita das mulheres negras, demonstrando através da relação entre saber e poder que a aquisição de conhecimento pode ser a rota de fuga dessas personagens em direção à liberdade e aos direitos civis enquanto seres humanos.
Descrição: LUCENA, R. D. R. Relações de poder: o papel do letramento na autoestima da mulher negra em a cor púrpura e preciosa. 2010. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1423
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela Dayne Ribeiro Lucena.pdfRafaela Dayne Ribeiro Lucena655.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.