Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1424
Título: Por uma exegese do binômio amor/morte: infanticídio em Medeia e Beloved
Autor(es): Limeira, Maria Aparecida Borges
Palavras-chave: Amor
Ódio
Gênero
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: O presente estudo baseia-se na visão que se tem acerca da chocante prática do filhicídio através de duas obras literárias distantes no tempo e no espaço, mas unidas pela tragédia: Medeia, do grego Eurípedes (431 a.C.) - abrangendo também a posterior versão do romano Sêneca (64 d.C.) e Beloved, (1987), da escritora afro-americana Toni Morrison. Focalizando a questão do infanticídio cometido pelas próprias mães em ambas as obras, buscamos entender os mecanismos que levaram essas mulheres a cometer tal ato, num estudo comparativo em que analisamos e julgamos cada caso à luz da condição feminina na antiguidade e na sociedade escravista dos EUA no século XIX. Ao desmembrar o estudo caracterizamos as diferenças entre Mãe e Mulher, entre o instinto materno e os desejos femininos comumente subordinados à maternidade que, por conseguinte se personificam através da reprodução. Perseguindo essas questões, o presente artigo entrelaça as personagens Sethe e Medeia, fazendo uma análise das duas ações dramáticas por elas praticados e destrinchando a débil linha que separa o Amor do Ódio.
Descrição: LIMEIRA, M. A. B. Por uma exegese do binômio amor/morte: infanticídio em Medeia e Beloved. 2010. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1424
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Aparecida Borges Limeira.pdfMaria Aparecida Borges Limeira312.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.