Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1425
Título: A questão da seca nas narrativas de Vidas Secas de Graciliano Ramos e Chiquinho de Baltasar Lopes
Autor(es): Souza, Gilliane Bento de
Palavras-chave: Literatura brasileira
Intertextualidades
Sofrimento
Data do documento: 1-Ago-2013
Resumo: O presente trabalho busca apresentar a seca e as suas consequências, através do estudo comparado das narrativas Vidas Secas (1938), de Graciliano Ramos, da literatura brasileira e Chiquinho (1947), de Baltasar Lopes, da literatura caboverdiana. Os dois escritores apresentaram a situação com a qual se defrontaram a sociedade de suas épocas, mostrando as dificuldades e os sofrimentos vividos pela população em decorrência da seca. Nosso objetivo foi traçar um paralelo entre as duas narrativas, identificando e descrevendo como cada autor expõe a questão da seca e como esta afeta a vida das personagens, destacando o contexto histórico das narrativas, o universo sociocultural, vivenciados pelos autores que, de certa forma, tenha influenciado nas suas produções. Este trabalho foi desenvolvido a partir da pesquisa bibliográfica em textos e livros voltados à análise das construções sociais, culturais e literárias em volta das narrativas apresentadas. A base teórica está fundamentada nas teorias que tratam a questão das relações textuais, principalmente, a de Mikhail Bakhtin, Julia Kristeva, Koch, dentre outros.
Descrição: SOUZA, G. B. de. A questão da seca nas narrativas de Vidas Secas de Graciliano Ramos e Chiquinho de Baltasar Lopes. 2011. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1425
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilliane Bento de Souza.pdfGilliane Bento de Souza398.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.