Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1428
Título: A música e o mar em Viagem de Cecília Meireles
Autor(es): Padilha, Cristiane Costa Araújo
Palavras-chave: Poesia
Música
Mar
Data do documento: 2-Ago-2013
Resumo: Este trabalho traz uma leitura temática a respeito do mar e da música presente em alguns poemas que compõem a obra Viagem de Cecília Meireles. O objetivo está em verificar a expressiva significação da música, sob efeitos da sonoridade e delicadeza, assim como a forte e intensa presença do mar determinante em alguns poemas. Este estudo tem como referencial teórico de apoio os estudos de Cardoso (2007) e Backes (2008), além de outros estudos que buscaram discutir aspectos da poesia da obra Viagem, de Cecília Meireles tais como o belo e o trágico, o eterno e o temporário, além da música e o mar. Quanto a esses dois últimos, podemos dizer que caracterizam bem a poesia ceciliana, pois, ao passo que a música identifica a delicadeza poética, com seu ritmo e temática, o mar representa a força, a intensidade e os mistérios da existência humana. Juntas, essas temáticas representam muito bem a poesia de Cecília Meireles que é delicada, porém intensa.
Descrição: PADILHA, C. C. A. A música e o mar em Viagem de Cecília Meireles. 2010. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1428
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristiane Costa Araújo Padilha.pdfCristiane Costa Araújo Padilha486.5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.