Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14289
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Lenilson Souza | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-29T19:34:42Z | - |
dc.date.available | 2017-08-29T19:34:42Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-16 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14289 | - |
dc.description | SANTOS, L. S. Contextualizando o ensino de termoquímica com a utilização de crônicas. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | De acordo com os PCNs, o ensino de Ciência deve estar centrado no conhecimento e no contexto social. Na busca por alternativas para um ensino de química contextualizado, enseja que o uso de crônicas poderia se constituir em uma boa alternativa por proporcionar uma melhor interação entre o aluno e o conhecimento químico. Neste aspecto ela se constituiria em uma ferramenta a mais a ser utilizada pelo professor, em conjunto com sua atividade e seu planejamento. Nesta perspectiva objetiva-se avaliar a utilização das crônicas como ferramenta de ensino aprendizagem e assimilação do conteúdo trabalhado (Termoquímica). A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Alcantil-PB, sendo realizada com quarenta e oito alunos das turmas do 3° ano médio. Trata-se de uma investigação de natureza quali-quantitativa e teve como instrumentos de coleta de dados o uso de questionários, no qual se busca perceber a opinião dos alunos sobre a aula contextualizada, bem como se existiam dificuldades para a sua interpretação e entendimento. Analisando de forma comparativa os dados observa-se que após a utilização das crônicas 67% a 94% dos alunos acertaram as questões avaliativas propostas em que antes da aula contextualizada o máximo que se tinha obtido era 55%, portanto sugere -se que o trabalho com crônicas pode ser algo a ser acrescentado pelo professor no momento de suas aulas o que facilitará a aprendizagem do conteúdo ministrado. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Helionalda Costa Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Crônicas | pt_BR |
dc.title | Contextualizando o ensino de termoquímica com a utilização de crônicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lenilson Souza Santos.pdf | PDF - Lenilson Souza Santos | 14.96 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.