Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14289
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Lenilson Souza-
dc.date.accessioned2017-08-29T19:34:42Z-
dc.date.available2017-08-29T19:34:42Z-
dc.date.issued2016-05-16-
dc.identifier.otherCDD 371.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14289-
dc.descriptionSANTOS, L. S. Contextualizando o ensino de termoquímica com a utilização de crônicas. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.pt_BR
dc.description.abstractDe acordo com os PCNs, o ensino de Ciência deve estar centrado no conhecimento e no contexto social. Na busca por alternativas para um ensino de química contextualizado, enseja que o uso de crônicas poderia se constituir em uma boa alternativa por proporcionar uma melhor interação entre o aluno e o conhecimento químico. Neste aspecto ela se constituiria em uma ferramenta a mais a ser utilizada pelo professor, em conjunto com sua atividade e seu planejamento. Nesta perspectiva objetiva-se avaliar a utilização das crônicas como ferramenta de ensino aprendizagem e assimilação do conteúdo trabalhado (Termoquímica). A pesquisa foi desenvolvida na Escola de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Alcantil-PB, sendo realizada com quarenta e oito alunos das turmas do 3° ano médio. Trata-se de uma investigação de natureza quali-quantitativa e teve como instrumentos de coleta de dados o uso de questionários, no qual se busca perceber a opinião dos alunos sobre a aula contextualizada, bem como se existiam dificuldades para a sua interpretação e entendimento. Analisando de forma comparativa os dados observa-se que após a utilização das crônicas 67% a 94% dos alunos acertaram as questões avaliativas propostas em que antes da aula contextualizada o máximo que se tinha obtido era 55%, portanto sugere -se que o trabalho com crônicas pode ser algo a ser acrescentado pelo professor no momento de suas aulas o que facilitará a aprendizagem do conteúdo ministrado.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Helionalda Costa Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectCrônicaspt_BR
dc.titleContextualizando o ensino de termoquímica com a utilização de crônicaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lenilson Souza Santos.pdfPDF - Lenilson Souza Santos14.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.