Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1432
Título: A sátira da loucura em Poe e Machado: “The system of Dr. Tarr and Professor Fether” e “O alienista”
Autor(es): Lima, Odair José da Silva
Palavras-chave: Psicanálise
Literatura
Loucura
Data do documento: 2-Ago-2013
Resumo: A literatura em si é uma fonte de conhecimento, onde a ficção denuncia o comportamento e a opinião de uma sociedade em um determinado contexto através de seus personagens, situações e/ou ideias que se relacionam, fazendo com que uma obra se torne objeto de estudo de inúmeras áreas de pesquisa. O presente trabalho enfoca a questão do estudo da literatura através de sua relação com a psicanálise e de como a primeira pode servir como aprofundamento teórico para a segunda. Utilizamos o tema da loucura, trabalhado nos contos “O Alienista”, de Machado de Assis, e “The System of Dr. Tarr and Professor Fether”, de Edgar Allan Poe, para evidenciar suas técnicas de escrita, onde os dois autores utilizam-se da sátira para criticar fatos ocorrentes de sua época como o cientificismo, os métodos de tratamento da loucura, além de outras questões. Pretendemos utilizar os conceitos sobre sanidade mental que foram formulados por pensadores como Foucault, Freud e Lacan através de autores como Leite (2008) e Petry (2011) enfatizando a sua relação com a literatura em Beckel (2004). Por fim, comparamos as duas obras literárias mostrando em que ponto elas se aproximam e se afastam e onde exatamente os escritores expõem suas críticas.
Descrição: LIMA, O. J. da. S. A sátira da loucura em Poe e Machado: “The system of Dr. Tarr and Professor Fether” e “O alienista”. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1432
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Odair José da Silva Lima.pdfOdair José da Silva Lima469.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.