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dc.contributor.authorSilva, Maria de Fátima de Sales-
dc.date.accessioned2017-08-30T15:47:25Z-
dc.date.available2017-08-30T15:47:25Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14341-
dc.descriptionSILVA, M. F. de S. Proposições para uma educação multicultural: a inclusão das leis 10.639/03 e 11.645/08. 2017. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017.pt_BR
dc.description.abstractInstigados pelo projeto de pesquisa, acerca das relações étnico-raciais na escola EEFMPHB, realizado na cidade de Alagoa Grande no ano de 2014-2015, no qual buscouse elementos pedagógicos para o fomento a lei 10.639/03, visto que há mais de dez anos houve sua implementação, o presente trabalho encontra-se raízes fincadas nesse terreno. Como em outras pesquisas sobre o tema, como pode ser observado em Gomes (2013), muitos são os caminhos ainda a percorrer e os percalços a serem enfrentados, pois tal lei exige mudanças de cunho epistemológico em toda a comunidade escolar, currículo escolar e formação pedagógica. A pesquisa se deu através de questionários entregue junto ao corpo docente, visitas a escola em questão e análise das respostas se apoiando em pesquisas e literaturas que tratam sobre o tema, a exemplo de Luz (2006) e Mattos (2003). Diante da baixa efetivação na escola, acerca da prática pedagógica no que concerne a lei 10.639/10, perceptível a partir da pesquisa realizada, o que defendemos nesse trabalho são os elementos de uma educação multicultural, que abrace, não somente a história e cultura afro-brasileira e africana, mas também a indígena. Visando essas, como constituintes da construção da nação. É essencial pensar em uma educação multicultural, sem hierarquização epistemológica. Uma educação que visibilize as consideradas minorais, historicamente silenciadas e oprimidas pelo colonialismo uma educação que permita debater as lutas de poder em torno dos significados e dos significantes, que seja emancipadora, revolucionaria e que permita a essas culturas ocupar seus lugares de direito. Para tal, nos apoiamos em pesquisadores e teóricos do multiculturalismo e do currículo, a exemplo de Candau (2006), Hall (2003) e Silva (2010).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Waldeci Ferreira Chagaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Multiculturalpt_BR
dc.subjectLei 10.639/003pt_BR
dc.subjectLei 11.645pt_BR
dc.subjectCurrículo Escolarpt_BR
dc.titleProposições para uma educação multicultural: a inclusão das leis 10.639/03 e 11.645/08pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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