Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14365
Título: Adventícias, suspensões e expulsões nos anos de chumbo: um estudo sobre as práticas de (in)disciplina escolar no Colégio Municipal Padre Galvão (1970-1975)
Autor(es): Barros, Rafaela da Silva Castro
Palavras-chave: Ditadura
Disciplina escolar
Pocinhos
Data do documento: Mai-2017
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar como, em meio a um contexto social de grande disciplinarização e moralismo presentes durantes os chamados anos de chumbo, foi possível constatar atos de indisciplina escolar em número considerável, em uma instituição de ensino fundada e regida por representantes da igreja católica. Mas também como após quase cinquenta anos de distanciamento deste período, estes fatos, que ficaram registrados nos documentos do Colégio Municipal Padre Galvão, são relatados por aqueles que os praticaram. Para realizarmos este trabalho nos baseamos desde os documentos ditos oficiais como as fichas dos alunos, até os relatos concedidos por ex-alunos da instituição, utilizando o conceito de Disciplina de Michel Foucault quando ele pensa o controle dos corpos
Descrição: BARROS, R. S. C. Adventícias, suspensões e expulsões nos anos de chumbo: um estudo sobre as práticas de (in)disciplina escolar no Colégio Municipal Padre Galvão (1970-1975). 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14365
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela da Silva Castro Barros.pdf1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.