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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorEspínola, Flauberthy Almeida Lima-
dc.date.accessioned2013-08-02T13:35:38Z-
dc.date.available2013-08-02T13:35:38Z-
dc.date.issued2013-08-02-
dc.identifier.otherCDD 371.291 3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1436-
dc.descriptionESPÍNDOLA, F. A. L. Fatores determinantes da evasão escolar no ensino médio. 2010. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo é o resultado de uma pesquisa realizada sobre os Fatores Determinantes da Evasão Escolar no Ensino Médio, entendidos como fatores internos que influenciam o aluno a partir de dentro da instituição, e fatores externos que são consequências da vida social do educando. Tem por objetivo especificar algumas causas que levam os alunos a abandonar a escola, como problemas inerentes à metodologia de alguns professores, a família, o trabalho, entre outros, expondo a necessidade de políticas públicas mais eficazes, visto o demorado processo das atuais. Para realização da pesquisa de campo, foi elaborado um questionário com perguntas relativas aos motivos que acarretam no fenômeno da evasão escolar. As respostas ao questionário foram analisadas através da estatística descritiva, Participaram da pesquisa 90 alunos do Ensino Médio de uma escola estadual, nos três turnos de aula da instituição, sendo feitas perguntas objetivas e subjetivas, as quais solicitaram uma auto-avaliação do estudante, além de suas perspectivas quanto a continuação dos estudos, os principais fatores que influenciam a Evasão Escolar, a avaliação dos professores, quanto a repetência e o que seria mais importante em uma escola. Para complementar as informações obtidas através do questionário foi realizada uma entrevista com a diretora, questionando a problemática da Evasão Escolar, sob ótica da instituição, e quais os mecanismos utilizados pela mesma para inibir os fatores observados como determinantes para esse processo. Verificaram-se como nítidas as deficiências de muitas famílias brasileiras na questão educacional. Considerou-se a necessidade de melhoras na educação como um todo, sob o pensamento de que a educação pode reverter o próprio déficit familiar e fazer com que se construa uma sociedade mais igualitária. Foi proposto métodos para redução da Evasão Escolar e maiores investimentos em políticas públicas para incentivar a permanência do aluno na sala de aula, visto que a educação não melhora apenas a vida do concluinte, mas de toda uma sociedade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aline Arruda da Fonsecapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectFatores internospt_BR
dc.subjectFatores externospt_BR
dc.titleFatores determinantes da evasão escolar no ensino médiopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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