Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14392
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Flávia Freitas da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-04T16:06:48Z | - |
dc.date.available | 2017-09-04T16:06:48Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.other | CDD 028 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14392 | - |
dc.description | MELLO, F. F. da S. O processo de leitura e a ação pedagógica do(a) educador(a) na educação infantil. 2017. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo apresenta reflexões sobre o processo inicial da leitura mediante a participação pedagógica do(a) educador(a). Tem como objetivo refletir sobre a importância e o incentivo à leitura junto as crianças da Educação Infantil. Se estrutura por meio de uma pesquisa bibliográfica que se fundamenta nos estudos de autores como: AMÂNCIO (2002), BORBA e MATTOS (2011), CUNHA (1999), FREIRE (2008), MARTINS (1994), TEBEROSKY e COLOMER (2003), entre outros. Além do aporte teórico, sua análise se estrutura por meio de uma pesquisa de campo realizada na Escola Municipal Professor Edgardo Júlio e Centro Educacional Ascendino Toscano de Brito, ambas localizadas no município de Guarabira-PB, nas salas da Educação Infantil. Fazendo uso da observação não participante e do questionário ordenado de perguntas abertas direcionado as educadoras da Educação Infantil, obtivemos um olhar mais apurado acerca do tema abordado. A partir desses instrumentos foi possível identificar e analisar o processo de leitura na Educação Infantil e refletir sobre a inserção da criança, desde cedo, nas práticas de leitura, visto que esta vivência contribui para a aprendizagem da linguagem, vocabulário, no aprimoramento dos conhecimentos e desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Por isso, a participação dos educadores nesse processo, através da utilização de métodos adequados, facilita a aprendizagem da leitura, o gosto e o prazer pelo ato de ler. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Verônica Pessoa da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática Pedagógica | pt_BR |
dc.title | O processo de leitura e a ação pedagógica do(a) educador(a) na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Flávia Freitas da Silva Mello.pdf | Flávia Freitas da Silva Mello | 1.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.