Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1439
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Lucy Helena Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2013-08-02T13:36:32Z | - |
dc.date.available | 2013-08-02T13:36:32Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.912 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1439 | - |
dc.description | ALVES, L. H. F. Surdez e língua inglesa: o desafio da inclusão. 2010. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como meta analisar o processo de ensino aprendizagem de língua estrangeira (Inglês) para alunos surdos no contexto da educação inclusiva. Entre outras questões será observado como se dá esta aprendizagem, quais métodos são utilizados, se há realmente material didático adequado e qualificação para os profissionais que trabalham com estes indivíduos, além de investigar se os surdos aprendem uma terceira língua (L3), o Inglês. Isto tendo em vista que sua Língua Materna (LM) é a de sinais, no caso dos brasileiros as LIBRAS, e a Língua portuguesa é sua Segunda Língua (L2). Este trabalho tem por como objetivo principal analisar o ensino inclusivo para pessoas surdas relacionando como se dá a aquisição de uma L3 por estes indivíduos. Além deste busca-se fazer uma contextualização histórica de forma a conhecer o processo pelo qual se passou o ensino para pessoas surdas, conceituar surdez destacando as causas e consequências deste tipo de deficiência e analisar como se dá a aquisição de uma L3 por essas pessoas. Para a fundamentação teórica foram pesquisados textos de autores como OLIVEIRA (2007), SILVA (2005), MEDEIROS e FERREIRA (2010), FREEMAN (2008), HOLDEN e ROGERS (2001) entre outros. Para a coleta dos dados da pesquisa de abordagem qualitativa foram realizados questionários para gestores, professores de LI e alunos com e sem deficiência auditiva. Os resultados mostraram que apesar de a legislação garantir o direto à inclusão dos surdos, há muitas limitações no ensino inclusivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Débora Regina Fernandes Benício | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Surdez | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.title | Surdez e língua inglesa: o desafio da inclusão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucy Helena Fernandes Alves.pdf | Lucy Helena Fernandes Alves | 597.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.