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dc.contributor.authorMelo, Juliana Nunes-
dc.date.accessioned2013-08-02T13:36:53Z-
dc.date.available2013-08-02T13:36:53Z-
dc.date.issued2013-08-02-
dc.identifier.otherCDD 372.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1441-
dc.descriptionMELO, J. N. Um novo olhar sobre a avaliação da produção textual na escola. 2011. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.pt_BR
dc.description.abstractSabe-se que a questão da avaliação por si só já é tema de debates calorosos quanto a sua valia como elemento qualificativo do ensino/aprendizagem, quando aliamos a isto o tema avaliação da produção textual, tem-se então um verdadeiro embaraço avaliativo. Nesse sentido, este trabalho vem mostrar como os professores do ensino médio avaliam a produção textual de seus alunos. Sendo, esse, um tema que gera divergências, visto que não sabendo quais elementos devem ser observados no texto, acaba-se por priorizar aspectos gramaticais e lexicais. Assim, o objetivo desse trabalho é mostrar que há pontos mais interessantes e construtivos no que tange à produção e à revisão dos textos. Para tal fim, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em torno da avaliação no ensino de Língua Portuguesa e mais precisamente da produção textual, fazendo uso das contribuições (análises e reflexões) de grandes pesquisadores dessa área, tais como: Antunes (2009), Koch (2006), Buzen (2006), dentre outros. A partir dessas discussões teórico-metodológicas, percebeu-se que os professores devem se preocupar com os procedimentos anteriores e posteriores à escrita, pois antes de haver a produção textual são necessárias pesquisas, debates, ou qualquer outra forma de interação, para que os alunos adquiram o conhecimento necessário à elaboração de um texto; já na revisão dos mesmos, os professores devem fazer comentários precisos e claros, a fim de oportunizar ao aluno uma percepção de pontos que devem ser alterados, e ainda proporcionar uma reescritura textual. A avaliação deve ser multidimensional, ou seja, deve considerar não apenas os elementos gramaticais, mas também os elementos da textualidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luana Francisleyde Pessoa de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectEstratégiaspt_BR
dc.titleUm novo olhar sobre a avaliação da produção textual na escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:45 - TCC

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