Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14429
Título: | Gênero mulher e ensino de geografia: relato de experiência a partir do subprojeto de Geografia/PIBID/UEPB |
Autor(es): | Miranda, Gislayne Aparecida Barbosa |
Palavras-chave: | Ensino de geografia Gênero Mulher PIBID |
Data do documento: | 27-Out-2016 |
Resumo: | Este Trabalho tem como finalidade relatar a experiência vivenciada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID, Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba. A experiência teve como principal motivação a escassez de conteúdos que realizassem uma reflexão acerca da temática de Gênero no contexto do ensino de Geografia, e sendo delimitada a partir das propostas dos PCNS. Nesta perspectiva, o presente trabalho busca apresentar algumas reflexões discutindo as questões referentes ao Gênero Mulher e suas representações no ensino de Geografia, enfocando a participação das mulheres no mundo do trabalho, investigando a forma como ela foi e continua sendo tratada historicamente, procurando evidenciar sua trajetória e função em diferentes tempos na sociedade, seus papéis e influências na sociedade, propondo uma discussão entre professores e alunos, cabendo ressaltar a necessidade e importância de o professor discutir os temas transversais, interligando a discussão de Gênero Mulher no ensino de Geografia. A pesquisa, de natureza pesquisa-ação, foi realizada numa perspectiva qualitativa, através das intervenções pedagógicas durante as aulas de Geografia, a partir dos conteúdos que possibilitassem introduzir nesse contexto a discussão da referida temática, as intervenções foram feitas por graduandos do curso de Geografia da UEPB, bolsistas do PIBID/CAPES, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, Campina Grande – PB. O projeto foi desenvolvido por etapas, iniciando com a aplicação dos questionários sobre o ensino de Geografia onde se buscou identificar possíveis lacunas no mesmo, logo após introduzimos a temática para os alunos a partir de textos, debates e vídeos, buscando identificar os conhecimentos prévios dos alunos. Na segunda etapa, buscamos realizar uma oficina para a produção de redações instigando a escrita e leituras dos alunos. Nesta mesma etapa, iniciou-se uma produção de cartazes pedagógicos buscando analisar as diversas posições da mulher na sociedade atual. Nesta etapa, notamos a motivação dos alunos em interagir com a temática; na terceira etapa, procuramos promover uma oficina de vídeos com o objetivo de verificar como as mulheres estão inserida no mundo do trabalho. Concluímos o desenvolvimento do projeto com a apresentação da culminância mostrando a importância de discutir a transversalidade entre Gênero Mulher e ensino de Geografia em sala de aula, reconhecendo a importância da figura feminina na sociedade. Os resultados preliminares demonstraram que a experiência obtida através dessa intervenção possibilitou aos alunos do Ensino Médio um melhor aprendizado e compreensão a respeito da inserção das mulheres no mundo do trabalho, ressaltando a sua importância e suas trajetórias na sociedade, mostrando a transversalidade em espaço geográfico e temas transversais, nas quais suas discussões são de extrema importância no mundo contemporâneo complexo e desigual contribuindo, assim, para a formação crítica-social do alunado. |
Descrição: | MIRANDA, G. A. B. Gênero mulher e ensino de geografia: relato de experiência a partir do subprojeto de Geografia/PIBID/UEPB. 2016. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14429 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gislayne Aparecida Barbosa Miranda.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.