Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14520
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, tatiana de Mélo | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-12T16:43:49Z | - |
dc.date.available | 2017-09-12T16:43:49Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 365.34 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14520 | - |
dc.description | VIANA, T. de. M. A educação como prática de ressocialização: a experiência do campus universitário avançado "Dom José Maria Pires" na penitenciária regional de Campina Grande Raymundo Asfora - PB. 2016. 86f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | O sistema penitenciário brasileiro se caracteriza por apresentar um complexo conjunto de problemas. Um desses problemas que afeta seriamente o restabelecimento do vínculo social dos apenados, é o baixo nível de instrução. Tal fator acaba contribuindo para a reincidência dos apenados, uma vez que ao ganhar sua liberdade são barrados pela falta de oportunidade no mercado de trabalho levando-os novamente ao caminho da criminalidade e o retorno à prisão. Dessa forma, o presente trabalho monográfico tem como objetivo discutir o acesso do direito a educação para pessoas que vivem em contexto de privação de liberdade, destacando sua importância para o processo de ressocialização. A nossa investigação foi realizada na Penitenciária Regional de Campina Grande Raymundo Asfora – PB, na qual foi implantado um Campus Universitário Avançado que tem por finalidade contribuir para modificar o panorama educacional deficitário que lá se apresenta. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo, na qual utilizamos como método de coletada de dados a observação direta e o uso de técnicas como aplicação de questionário e entrevista semiestruturada. Devido ao seu grande universo populacional a pesquisa foi feita através de uma amostra aleatória, no período correspondente a agosto de 2015 a março 2016. Os resultados da pesquisa indicam que o acesso à educação é primordial para o desenvolvimento sociocultural e econômico do apenado, na medida em que, além de promover formação e qualificação profissional, também permite refletir sobre sua condição e conduta social, e assim, proporcionando-lhes maiores oportunidades de reintegração social. Constatamos que para o público participante da pesquisa, a educação é o veículo que possibilitará, ao ganhar a liberdade, seu (re) ingresso no mercado de trabalho, através do qual acreditam que conquistarão melhores condições de vida. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Estadual da Paraíba - UEPB | pt_BR |
dc.subject | Sistema penitenciário | pt_BR |
dc.subject | Pessoas privadas da liberdade | pt_BR |
dc.subject | Educação em prisão | pt_BR |
dc.subject | Ressocialização | pt_BR |
dc.title | A educação como prática de ressocialização: a experiência do campus universitário avançado "Dom José Maria Pires" na penitenciária regional de Campina Grande Raymundo Asfora - PB | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - TATIANA DE MÉLO VIANA.pdf | 1.09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.