Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1453
Título: A implantaçào dos IFRS nas PMEs do Brasil
Autor(es): Alves, Eudócia Rafaela Moreira
Palavras-chave: Normas Internacionais
Pequenas e Médias Empresas
IASB -IFRS
Data do documento: 2-Ago-2013
Resumo: Vivencia-se atualmente a era da informação, onde falar e se fazer entender são requisitos essenciais para se conquistar confiança e credibilidade. O avanço econômico e tecnológico, que diminuiu distâncias entre os mais diversos países e regiões trouxe consigo a necessidade de uma linguagem clara e uniforme a nível mundial. Neste contexto, através de um pronunciamento de um Órgão Regulamentador dos EUA, definido como International Accounting Standards Board (IASB), surgem os International Accounting Reporting Standards (IFRS) caracterizados como normas internacionais de relatório financeiro, inicialmente para as grandes empresas usuárias de informações mais complexas, e pouco tempo depois, de forma mais simplificada, para as pequenas e médias empresas (PMEs) que começam a adentrar no mercado internacional. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo inicial descrever os fatos mais relevantes no processo de implantação destas normas internacionais de contabilidade no Brasil, voltados às pequenas e médias empresas, devido a grande relevância destas para a economia brasileira e a influência das normas internacionais para o seu desenvolvimento. Em seguida, evidenciam-se os Órgãos Regulamentadores que mais contribuíram para formulação e cumprimento de tais normas, as principais alterações ocorridas nas demonstrações contábeis e a importância deste processo de harmonização para as empresas, em especial as pequenas e médias, apontando os principais benefícios e desafios encontrados com sua implantação. Sua elaboração está baseada e fundamentada em pesquisa qualitativa, bibliográfica e descritiva, à medida que são utilizados dados qualitativos como fonte para argumentação acerca do assunto em foco, e através do uso de diversas fontes diferenciadas de pesquisa procurou-se descrever e comprovar a veracidade do tema abordado. Por fim, partindo da análise do tema explorado concluiu-se a importância do processo de harmonização das normas aos padrões internacionais aplicáveis às PMEs, apesar das dificuldades encontradas, enfatizado sua contribuição para o processo de desenvolvimento das mesmas.
Descrição: ALVES, E. R. M. A implantaçào dos IFRS nas PMEs do Brasil. 2011. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2011
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1453
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eudócia Rafaela Moreira Alves.pdfEudócia Rafaela Moreira Alves1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.