Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBidô, Jefferson Corcino-
dc.date.accessioned2017-09-13T14:15:50Z-
dc.date.available2017-09-13T14:15:50Z-
dc.date.issued2016-03-01-
dc.identifier.other21. ed. CDD: 658.046-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14531-
dc.descriptionBIDÔ, J. C. A atuação em rede como vantagem competitiva: um estudo de caso no setor têxtil da Cidade de Itaporanga. 2016. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)–Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2015.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo compreender a atuação em rede do setor têxtil no município de Itaporanga, identificando suas oportunidades e limites em termos de vantagem competitiva. Para isso, este estudo utilizou-se de pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, tendo como ferramenta para a coleta de dados a aplicação de entrevistas. O pressuposto deste trabalho é que a inserção da empresa em uma rede interorganizacional poderá estimular as interações e a troca de conhecimento entre os atores, gerando vantagem competitiva. Nesse sentido, identificou-seque as empresas de médio porte estão organizadas em associação com relações mais formais, já as microempresas não estão vinculadas em nenhum tipo de associação, cooperativa ou sindicato, caracterizando-se mais por relações informais, onde existe uma maior competição. Quanto aos ganhos competitivos, a maioria das empresas entrevistadas perceberão ganhos de escala e de poder de mercado;Outras vantagens competitivas observadas na rede são: o aumento nas Relações sociais entre os indivíduos principalmente naqueles atores maiores, que participam de associação, ampliando o capital social (Limitação do oportunismo, Ampliação da confiança, laços familiares, Reciprocidade Coesão interna) levando as relações do grupo para além daquelas puramente econômicas; e redução de custos e riscos, notada pela maioria dos entrevistados.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Ayalla Candido Freirept_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRedes de empresaspt_BR
dc.subjectVantagem competitivapt_BR
dc.subjectSetor têxtilpt_BR
dc.titleA atuação em rede como vantagem competitiva: um estudo de caso no setor têxtil da Cidade de Itaporangapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jefferson Corcino Bidô.pdf516.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.