Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1459
Título: Elementos do gênero parábola: uma perspectiva da enunciação Bakhtiniana
Autor(es): Sousa, Samuel Mendes de
Palavras-chave: Gênero discursivo
Enunciação
Parábola
Data do documento: 7-Ago-2013
Resumo: Este artigo intenciona investigar no gênero parábola, através da Teoria da Enunciação Bakhtiniana, o processo de construção estrutural desse gênero. As investigações partiram da problemática caracterizada pela premissa de como se estrutura a parábola, para estabelecer um todo do enunciado marcado pela especificidade da esfera da comunicação? Para sustentar essa problemática, foram instauradas as hipóteses que firmam (i) a estrutura da parábola fundamentada pelos enunciados que refletem condições específicas e as finalidades das esferas da comunicação; e (ii) os enunciados das parábolas estruturados por conteúdo temático, estilo verbal e construção composicional. O objetivo principal foi fundamentado na ideia de investigar a estrutura do gênero propagado a partir da teoria supracitada. Para seguir os vestígios da pesquisa, foi escolhida a Parábola do Filho Pródigo, escrita no capítulo 15 do livro de Lucas da Bíblia Sagrada. Como resultado, ficou estabelecido que a comunicação, no gênero indicado, acontece pela relação da estrutura linguística do discurso atrelada a sua estrutura composicional, bem como com a interação que ativa os locutores, interlocutores e seus contextos sociais.
Descrição: SOUSA, S. M. de. Elementos do gênero parábola: uma perspectiva da enunciação Bakhtiniana. 2012. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1459
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samuel Mendes de Sousa.pdfSamuel Mendes de Sousa376.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.