Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/146
Título: Estudo sobre os fatores relacionados ao abandono de tratamento da tuberculose em Campina Grande - PB
Autor(es): Pereira, Lucilene Rodrigues
Palavras-chave: Tuberculose
Saúde pública
Abandono de tratamento
Data do documento: 23-Ago-2012
Resumo: A tuberculose ainda constitui sério problema de saúde pública na atualidade apesar de todos os esforços empreendidos em seu controle. Entre os fatores que contribui para manutenção da tuberculose no mundo um deles é a não adesão ao tratamento. Pode-se comprovar tal realidade na presente pesquisa, que através de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, investigou os fatores relacionados ao abandono de tratamento da tuberculose no município de Campina Grande/PB. Participaram do estudo 10 pessoas com tuberculose com história de abandono de tratamento atendida no ambulatório de referência. A coleta de dados foi realizada mediante entrevista previamente agendada com cada participante. Após entrevista, os dados sobre aspectos sócio demográficos foram agrupado em frequências relativas e os depoimentos de todos os participantes foram analisados e submetidos à técnica de análise de Conteúdo. Os resultados mostram quanto a caracterização sócio demográfica dos entrevistados que (50%) é do sexo masculino, (90%) possuía ensino fundamental incompleto e (10%) analfabeto. A idade variou de 25 a 65 anos, com idade mediana de 41 anos. No tocante ao estado civil (50%) declaram-se casados. A maioria (60%) relataram renda mensal de um salário mínimo e (40%) menor de um salário mínimo. A média de pessoas por domicilio foi de 4,8, a quantidade de cômodos no domicilio variou de três a oito, com e média de cômodos 5,2 por domicilio, (60%), responderam que moram em residências do tipo alvenaria e (40%) de madeira. Quanto a quantidade de abandono ao tratamento da Tuberculose observou-se, que o número de abandono variou de 1 a 4 vezes, sendo que (60%) abandonaram uma vez; (20%) por três vezes; (10%) por duas vezes; (10%) por quatro vezes. Sobre o conhecimento sobre a doença, os entrevistados consideram a tuberculose como uma doença curável mediante tratamento. Quanto os fatores relacionados ao abandono de tratamento de tuberculose foram mencionados: os efeitos colaterais da medicação antituberculose, problemas pessoais e familiares, recuperação da saúde. Os resultados encontrados evidenciam as principais causas do abandono de tratamento em Campina Grande/PB e a necessidade de investimentos na qualificação e sensibilização dos recursos humanos envolvidos no controle da doença e na melhoria do controle da tuberculose no contexto estudado.
Descrição: PEREIRA, Lucilene Rodrigues. Estudo sobre os fatores relacionados ao abandono de tratamento da tuberculose em Campina Grande-PB. 2010. 37f. Monografia (Graduação em Enfermagem). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/146
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucilene_protegida.pdfLucilene Rodrigues Pereira738.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.