Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1461
Título: Gênero textual e o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática a partir do artigo de opinião
Autor(es): Costa, Luciana Alves da
Palavras-chave: Gêneros textuais
Língua portuguesa
Artigo de opinião
Data do documento: 7-Ago-2013
Resumo: Com a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), na década de 90, os gêneros textuais se tornaram tema de debates no âmbito educacional e, a partir de então, começaram a ser considerados como ferramentas do Ensino da Língua Portuguesa. Diante desse contexto, os professores passaram a indagar sobre a natureza e aplicação desse novo conceito e, para atender algumas dessas indagações, neste artigo, apresentamos uma discussão sobre os gêneros textuais, com base nos estudos realizados por Bakhtin (1997), Marcuschi (2007, 2008), Bazerman (2005), entre outros. Enfatizando a sua relação com as atividades humanas, distinguindo gêneros e tipos textuais, analisamos também as considerações dos PCN em relação ao Ensino de Língua Portuguesa. Também apresentamos uma reflexão acerca do trabalho com gêneros jornalísticos, especificamente o artigo de opinião, o qual foi escolhido em razão da preocupação em relação às dificuldades enfrentadas pelos alunos no ensino Fundamental e Médio, em interpretar e produzir textos. Tendo em vista essa preocupação, procuramos investigar a importância da inserção na sala de aula, de gêneros textuais, propondo a utilização dos mesmos para melhorar o Ensino da Língua Portuguesa. Por fim, apresentamos, nesta pesquisa, propostas para que o trabalho com os gêneros textuais, entre eles, com o artigo de opinião, instigue e desenvolva, além da leitura e da escrita, a participação crítica do alunado.
Descrição: COSTA, L. A. da. Gênero textual e o ensino de língua portuguesa: uma proposta didática a partir do artigo de opinião. 2011. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1461
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciana Alves da Costa.pdfLuciana Alves da Costa188.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.