Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14610
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Gessika Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-21T12:33:41Z | - |
dc.date.available | 2017-09-21T12:33:41Z | - |
dc.date.issued | 2017-04-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/14610 | - |
dc.description | FERREIRA, G. A. A conquista da educação inclusiva no Brasil para as pessoas com deficiência e o papel do serviço social nesta área de atuação profissional: um estudo bibliográfico. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2017. [Artigo] | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo faz uma analise bibliográfica sobre a Educação Inclusiva no Brasil, seus avanços, seus retrocessos que se expressam no decorrer do tempo. Trata-se de descrer os aspectos históricos que se inicia com a negligência para com as pessoas com deficiência, posteriormente a criação da escola especial, até que a conquista da educação inclusiva. Assim, temos como objetivo ressaltar a importância em analisar textos que nos mostram o desenvolver das vitórias com relação à educação inclusiva, assim como a tentativa contínua de superar preconceitos; Optamos por utilizar a metodologia de pesquisa bibliográfica, o que nos permitiu realizar uma rica e abrangente leitura e aprofundamento no assunto. Nos foi permitido através das leituras, a análise da nossa situação receptiva quanto as pessoas com deficiência, como nossas escolas estão se tornando acessíveis em suas estruturas físicas para receber essa gente, assim como a sociedade que apresenta em suas características históricas um demasiado preconceito com o que é diferente. Sabe-se que é possível a inserção das pessoas com deficiência em escolas regulares, e que o poder público nem sempre é atuante. Contudo, tendo ciência das conquistas que essas pessoas já obtiveram, como a criação do Estatuto da Pessoa com Deficiência; Assim, como a importância do assistente social como a gente integrador e participativo quanto a assistência as pessoas com deficiência no âmbito escolar, não podendo negligenciar essas conquistas e não lutar para que as mesmas sejam validadas na nossa sociedade, uma vez que buscamos a igualdade de direitos a todos os cidadãos brasileiros. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aliceane de Almeida Vieira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Direito social | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Deficiente físico | pt_BR |
dc.title | A conquista da educação inclusiva no Brasil para as pessoas com deficiência e o papel do serviço social nesta área de atuação profissional: um estudo bibliográfico | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Gessika Almeida Ferreira.pdf | 10.85 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.