Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/1462
Título: Os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa
Autor(es): Carvalho, Genysson Sousa
Palavras-chave: Língua portuguesa - ensino
Gêneros textuais
Professores
Data do documento: 7-Ago-2013
Resumo: Esse artigo tem como objetivo observar que tratamento os professores estão dispensando aos gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa. Sabe-se que o processo de aprendizagem é interpretado e avaliado com base em diversas manifestações pedagógicas com relação às aulas e ao conteúdo didático desenvolvido no cotidiano escolar. No ensino de língua portuguesa, esse processo apresenta especial olhar quando se trata do ensino de gêneros textuais, tendo como aportes teóricos Bakhtin (1997), Marcushi (2003), Zozzoli e Oliveira (2008), Guimarães (1990) e Silveira (2005), dentre outros. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, busca atingir o objetivo proposto por meio de análise qualitativa de questionário aplicada a docentes da E.E.E.F.M prof. José Soares de Carvalho, Guarabira, PB, uma vez que, foi nessa instituição que o pesquisador fez o estágio supervisionado. Os dados coletados apontam para um ensino parcial de gêneros textuais, ensino esse que em alguns casos, também se mostra descontextualizado. Também se verifica que os sujeitos entrevistados não conseguem formular um conceito de gênero discursivo, embora faça uso de uma diversidade de gêneros textuais em suas aulas; verifica-se, ainda, que a busca por gêneros distintos tem por critério o interesse dos alunos e a facilidade de leitura. A pesquisa informa que boa parte dos textos utilizados pelos docentes tem como suporte o jornal, as revistas, os livros didáticos e o computador. Enfim, percebe-se que não há discussão, reflexão ou planejamento didático que promova o ensino de gêneros textuais em conformidade à realidade dos alunos dessa instituição.
Descrição: CARVALHO, G. S. Os gêneros textuais nas aulas de língua portuguesa. 2011. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/1462
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Genysson Sousa Carvalho.pdfGenysson Sousa Carvalho426.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.